26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > ESPECIAL SÃO CARLOS: Silvio Crestana: de Analândia para São Carlos, da roça para a tecnologia

ESPECIAL SÃO CARLOS: Silvio Crestana: de Analândia para São Carlos, da roça para a tecnologia

04/11/2011 15h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
ESPECIAL SÃO CARLOS: Silvio Crestana: de Analândia para São Carlos, da roça para a tecnologia

Ex-presidente  nacional da Embrapa, o físico Silvio Crestana é uma das figuras mais importantes do agronegócio brasileiro.  Ele estudou em escola rural até o primário, na Escola Mista da Fazenda Santa Clara, em Analândia. Veio para São Carlos ainda jovem- aos 10 anos com os pais Adalberto e Lígia Crestana. Aqui fez o quarto ano primário no grupo escolar Eugênio Franco, e o quinto ano no Jesuíno de Arruda. Já na fase adulta, cursou o mestrado na USP, isso no ano de 1973.

Em 1987, Silvio se casou com Rita Helena, e desta união vieram os filhos- Lívia, com 20 anos que faz Direito na PUC de São Paulo, e o Gustavo que está no terceiro colegial, tem 17 anos e deve prestar para Biologia, segundo o pai. Entre momentos de boas lembranças com relação à cidade de São Carlos, Silvio diz  seu mundo original, e o que havia desejado profissionalmente ,eram bem distintos, mas passaram a se cruzar quando se alinhou em parceria com o professor Sérgio Mascarenhas. Deram início a um centro de pesquisa ainda em Barretos com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e posteriormente com o suporte da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), e denominaram esta pesquisa como Estudo do Sistema Água, Solo e Plantas. “

No ano de 1984, Silvio veio trabalhar na Embrapa Pecuária Sudeste. O pesquisador e físico disse que muitas das máquinas e equipamentos eram importados, e estavam parados atrapalhando o andamento de outros projetos. “Fomos então demandados para arrumar esses equipamentos, pois tínhamos engenheiros e físicos. Com a união de nossos conhecimentos começamos a consertar estes materiais, e em uma determinada situação presidente da entidade, o então presidente da casa  professor Eliseu Alves nos colocou um desafio, e nos propôs fabricar uma máquina nacional, feita totalmente de nossas pesquisas e trabalho. Com um pouco de recurso, e em parceria com o Celso Casali, começamos a fabricar as peças que precisávamos.

Em 18 de dezembro de 1984 fundamos a Unidade de Apoio a Pesquisa e Instrumentação Agropecuária, que depois o transformamos em Núcleo de Pesquisa de Desenvolvimento de Inovação Agropecuária, e hoje atua em pleno funcionamento como um grande e explorado centro de pesquisas.

Crestana ainda acrescenta que hoje o espaço lidera dois centros com duas redes nacionais- de agricultura de precisão e de nanotecnologia voltados ao agronegócio. O núcleo de agricultura conta também com 214 pesquisadores envolvidos, e na nanotecnologia mais de cem profissionais.  Hoje ele faz analogia com São Carlos, que nasceu com o café e se firmou com a  alta tecnologia. “Vejo que minha história acabou realmente se fundindo com a trajetória da entidade e com a de São Carlos também. Sinto-me como parte desta fusão”, finaliza Silvio.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Lair Camova Motta
Lair Camova Motta
12 anos atrás

O Silvio é um querido! Além disso tudo que está postado, ele é muuuuuuuuuuuuito mais! É um privilégio ser amiga dele e da maravilhosa família! Beijos, Silvio!

Luciana
12 anos atrás

Sílvio,além de ser um irmão maravilhoso,você sabe disso,é um exemplo em pessoa,na dignidade,honestidade,generosidade,profissionalismo e muitos outros adjetivos que se fôssemos enumerar ficaríamos escrevendo muito!!beijo grande de todos da familia Crestana Nogueira Lima.

willian caetano de araujo
willian caetano de araujo
11 anos atrás

Silvio apesar,de voçe ser um homem de postura, mas tem algo na vida que so o tempo,nos faz olharmos para o que eramos e o que somos,e so o tempo ira disser o que fomos e o que somos hoje……….. De seu amigo Willian caetano de araujo

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x