23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estagiária da Embrapa é classificada em 1º lugar para doutorado

Estagiária da Embrapa é classificada em 1º lugar para doutorado

27/02/2013 18h54 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Estagiária da Embrapa é classificada em 1º lugar  para doutorado

O sonho acalentado por muitos estudantes interessados na carreira acadêmica foi conquistado pela graduanda em Química e estagiária da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) Bruna Ferreira Gomes, neste começo de 2013, ao ser classificada em primeiro lugar para realizar o doutorado direto, ou seja, não fará o mestrado, etapa geralmente exigida aos candidatos que desejam uma pós-graduação stricto sensu.

 

Bruna é estudante do Instituto de Química de São Carlos – USP e há quase um ano realiza estágio com o pesquisador Luiz Alberto Colnago – Embrapa Instrumentação – em análise de alimentos com ressonância magnética de baixo campo. Ela desenvolverá a pesquisa de doutorado no programa de pós-graduação em Química Analítica Inorgânica do Instituto de Química.

Para Colnago, a notícia da classificação em primeiro lugar não foi surpresa, porque nos seis meses de estágio na Embrapa Bruna já havia demonstrado que era uma aluna dedicada e com grande interesse em entender com detalhes os fundamentos teóricos dos métodos que estava usando.

De acordo com o pesquisador, com o primeiro lugar na prova de seleção do IQSC ela também demonstra que é uma aluna que apresenta a mesma dedicação à sua formação geral em química e não apenas na área de sua pesquisa. “Assim é uma estudante com grande capacidade de desenvolver seu projeto de doutorado, que além de uma parte experimental complexa, envolverá um tratamento teórico que ainda está em desenvolvimento em âmbito internacional”, avalia.

Durante o curso, Bruna pretende estudar como a ressonância magnética pode ser utilizada para alterar a eletrodeposição – deposição de metais – tanto na taxa de deposição quanto na morfologia do depósito. Bruna explica que isso seria a base do estudo de um fenômeno conhecido como magneto-convectivo (movimento induzido nas partículas na presença de campo magnético). Uma aplicação desta pesquisa futuramente poderia ser o controle de depósito de filmes finos de metais para confecção de sensores, além da movimentação de materiais em micro e nanosensores.

“O doutorado direto foi uma das grandes conquistas da minha vida. Fiquei muito emocionada e surpresa com o primeiro lugar. Mas eu havia me preparado com antecedência, então, já esperava um bom resultado”, admite a estudante, que considerou a prova muito coerente.

Bruna acredita que o seu projeto de doutorado é muito interessante e com grande potencial para diversas aplicações. “Espero fazer um bom trabalho e que, com este, eu possa desenvolver e aperfeiçoar várias habilidades as quais me ajudarão a ser uma boa pesquisadora”, comenta, sem esquecer o agradecimento pela oportunidade que o pesquisador Luiz Alberto Colnago deu a ela de trabalhar no grupo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x