27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > “Estamos em transformação”, afirma bispo de S.Carlos

“Estamos em transformação”, afirma bispo de S.Carlos

26/09/2011 13h18 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
“Estamos em transformação”, afirma bispo de S.Carlos

D.Paulo, bispo de São Carlos, celebrou 22 anos de episcopado - Foto Jeferson VieiraNo último sábado (24) foi celebrada a missão de 22 anos de ordenação episcopal de d. Paulo Sergio Machado, bispo de São Carlos. Em entrevista ao Portal Primeira Página o religioso afirmou que o mundo vive um momento de crise profunda, “uma mudança de época”.

As mudanças, na opinião de d. Paulo, são assustadoras e rápidas demais, o que obriga a uma adaptação urgente da Igreja e de toda sociedade. “O documento de Aparecida chama estas mudanças de uma mudança de época. Vivemos uma crise na família, no Estado e na Igreja. São mudanças profundas que nos obriga acompanhar sempre e vê-las como sinais de Deus”, explica d. Paulo

Aniversário – O bispo de São Carlos disse estar assustado com o tempo. “Eu me assusto como o tempo passa rápido. Estar completando mais um aniversário de bispo me deixa feliz, porque é o meu sim ao chamado de Deus. Eu já ordenei mais de 60 padres, criei quase 40 paróquias. Também vejo como um momento de agradecer, bem como pedir perdão pelas coisas que não fiz”, disse. Dos 22 anos de bispo 17 foram em Ituitaba/MG e quase 5 anos em São Carlos.

D.  Paulo Sérgio Machado e o irmão gêmeo Padre Sérgio Paulo Machado, nasceram aos 22 de novembro de 1945, em Patrocínio – MG. Filhos de João Olímpio Machado e de Maria Rabelo. D. Paulo realizou seus primeiros estudos no então Grupo Escolar Osório de Morais, em Coromandel. Em 1957, ingressou no Seminário São José, em Uberaba, onde cursou o primeiro e segundo graus. Em 1964 seguiu para Guaxupé – MG, onde fez o curso de filosofia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé.

Em 1967 transferia-se para Belo Horizonte, onde fez o curso de teologia, matriculando-se no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. Recebeu o Diaconato em Guimarânia – MG, sendo oficiante o senhor Bispo Diocesano, d. Jorge Scarso. Foi ordenado Presbítero por d. José de Almeida Batista Pereira, Bispo de Guaxupé, aos 8 de abril de 1972, em Coromandel.

Além das funções pastorais, desempenhou, também, várias atividades no magistério como professor de latim na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio; professor de Teologia Pastoral no Seminário Maior de Uberlândia; professor de Teologia Fundamental no Seminário Maior Maria Imaculada em Aruxá; Secretário da Educação da Prefeitura Municipal de Coromandel. Especialização em Teologia Pastoral na pontifícia Universidade católica Gregoriana em Roma (Itália).

Foi nomeado Bispo de Ituiutaba no dia 26 de julho de 1989. Escolheu o lema do seu episcopado: “OPUS SOLIDARIETATIS PAX” (A Paz é fruto da Solidariedade). Em 22 de novembro de 2006, foi eleito pelo Papa Bento XVI o 6º Bispo Diocesano de São Carlos – SP. (JEFERSON VIEIRA). {igallery id=”4677″ cid=”219″ pid=”1″ type=”classic” children=”1″ showmenu=”1″ tags=”” limit=”0″}{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x