26 de Junho de 2022

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estoques de sangue estão 20% abaixo do normal

Estoques de sangue estão 20% abaixo do normal

30/04/2012 16h26 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Estoques de sangue estão 20% abaixo do normal

O Banco de Sangue da Santa Casa precisa de doações. Os estoques estão aproximadamente 20% abaixo do normal. Devido ao feriado e ao início das campanhas de vacinação contra a gripe, a situação tende a se agravar nos próximos dias. Há necessidade de todos os tipos sanguíneos, no entanto, os tipos A- e O- são os que apresentam menores quantidades estocadas.

A coordenadora do Banco de Sangue da Santa Casa, Vanessa de Freitas Takakura, ressalta que a vacinação contra a gripe não impede que as pessoas doem sangue, no entanto, há um prazo temporário para realizar a doação após a aplicação da vacina. “Anteriormente, a orientação era que – após tomar a vacina – seria preciso esperar 30 dias para voltar a doar sangue. Porém, o Ministério da Saúde diminui esse prazo de inaptidão para 7 dias. Então, nossa recomendação é que a pessoa se programe para doar sangue antes de ser vacinado, pois nessa época as doações tendem a reduzir significamente”, explica.

Takakura também destaca a necessidade da doação regular para, dessa maneira, os estoques mantenham-se sempre estáveis. Segundo ela, o ideal é que sejam realizadas 25 doações diárias – índice dificilmente alcançado – e que haja variedade sanguínea estocada, já que a demanda é sempre grande. “No sábado tivemos um bom movimento, foram 20 doadores, mas nesta segunda-feira (30) talvez o fluxo seja menor, já que a chuva atrapalha um pouco a vinda das pessoas. Com o feriado, muitas pessoas viajaram também”, ressalta.

A coordenadora destaca que muitos deixam de doar sangue porque não têm consciência do quanto o ato é necessário, especialmente em um hospital como a Santa Casa, que é referência para cinco cidades da microrregião de São Carlos e, por conta disso, precisa de doações constantes para alimentar seu Banco de Sangue. “Muitos acreditam que quando se precisa é divulgado na mídia. No entanto, a necessidade é constante, quando sai na mídia, na maioria das vezes, é porque a situação está crítica”, explica Takakura.

SERVIÇO – Para doar sangue, o indivíduo deve ter entre 16 e 67 anos de idade, não apresentar problemas de saúde (se fizer uso de alguma medicação deverá trazer o nome anotado), pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum, evitar fumar uma hora antes do procedimento e não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes de doar. Além disso, o doador deve apresentar um documento com foto (RG ou CNH).

O Banco de Sangue não estará aberto para doações nesta terça-feira (1), mas volta a funcionar normalmente a partir de quarta-feira (2). Os interessados devem se dirigir à rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 (antiga entrada da Santa Casa em frente à maternidade), de segunda a sábado, das 7h30 às 12h. Para solicitar mais informações: (16) 3509-1230.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x