25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estrada vicinal para Pirassununga precisa de manutenção

Estrada vicinal para Pirassununga precisa de manutenção

Estrada tem trechos pavimentados e de terra; são cerca de 5 km com alguns buracos, grandes pedras e valas causadas pela erosão

23/02/2021 12h23 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Estrada vicinal para Pirassununga precisa de manutenção Foto: Marco Rogério

Os motoristas estão reclamando da situação da estrada Vitor Gaia Puoli, vicinal que liga Descalvado a Pirassununga. As condições precárias da via causam prejuízos e indignação. A estrada tem trechos pavimentados e de terra. São cerca de 6 km com alguns buracos, grandes pedras e valas causadas pela erosão. Além disso, nos trechos asfaltados de baixadas não há cacimbas para conter a erosão e grande parte do asfalto está totalmente deteriorada.

Os motoristas dizem que é difícil passar pelo trajeto durante o dia e à noite a situação complica ainda mais, principalmente quando chove.

Um fazendeiro que usa o local diariamente afirmou que os problemas existem principalmente no trecho da estrada que pertence a Descalvado.  “Nem mesmo as caminhonetes resistem muito tempo a tantos buracos”, destaca ele. Um pecuarista que também é usuário da rodovia, afirmou que seria necessária, além de uma boa manutenção, a pavimentação do trecho que ainda é de terra. “Pagamos muitos impostos e deveríamos ter uma estrada como um tapete para escoarmos a produção. Porém, não é isso o que vemos no dia a dia. É um absurdo”, diz ele.

A Prefeitura de Pirassununga informou que o trecho é de responsabilidade da cidade vizinha. Já administração municipal de Descalvado disse que já pediu ao governo do estado a recuperação do trecho. O projeto foi entregue à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, que deve incluir o projeto no programa de novas vicinais. Segundo a prefeitura, em razão da pandemia, o projeto foi temporariamente suspenso. A previsão é que o programa seja reativado este ano.

O Governador João Doria e o Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, lançaram, em novembro de 2019, o programa Novas Vicinais, que previa a recuperação de 11,4 mil quilômetros de vias no estado de São Paulo. Ao todo, serão 1.103 estradas vicinais que receberão obras para recuperação da pista, pavimentação das estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem.

“As estradas vicinais têm importância significativa no interior e litoral de São Paulo. Elas são usadas para o escoamento da produção agrícola – nosso estado tem 22% da produção agrícola nacional –, acesso aos portos e aeroportos, deslocamento da população aos centros urbanos e de consumo e fomento ao turismo”, disse Doria.

O programa foi criado após amplo levantamento realizado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e serviu de base para a formação de uma nova matriz logística de São Paulo. A prioridade será para vicinais que ligam polos geradores de serviços e rodovias estaduais, além de estradas que dão acesso a municípios.

Na primeira fase, seriam investidos R$ 2,8 bilhões entre recursos do Estado e de financiamentos internacionais em obras de 224 estradas vicinais, totalizando 2.600 quilômetros de vias recuperadas. Até agora a Vicinal Vitor Gaia Puoli não foi atendida pelo programa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x