19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estudantes conquistam medalhas de ouro na 23ª Olimpíada de Astronomia

Estudantes conquistam medalhas de ouro na 23ª Olimpíada de Astronomia

A versão 2020 da OBA foi realizada de forma virtual, em decorrência da pandemia da COVID-19

17/03/2021 06h41 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Estudantes conquistam medalhas de ouro na 23ª Olimpíada de Astronomia Foto: Reprodução

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica [OBA] é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira. É um evento à participação de escolas públicas ou privadas para alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo principal é difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

Nesta edição, oito instituições de ensino de Descalvado [entre públicas e privadas] participaram da versão virtual devido a pandemia da COVID-19. Os resultados foram extremamente satisfatórios, com um total de 74 medalhas conquistadas, sendo 18 delas de ouro.

Entre as escolas que mais receberam medalhas, o Centro Educacional SESI 205 conquistou um total de 35 medalhas, sendo 8 de ouro, 8 de prata e 19 de bronze. O CEDESC Instituto de Educação e Cultura conquistou um total de 15 medalhas para o OBA [3 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze], além de uma medalha de ouro na 14ª Mostra Brasileira de Foguetes [MOBFOG].

A EMEF Padre Orestes Ladeira conquistou um total de 11 de medalhas [5 de ouro, 1 de prata e 5 de bronze]. Já os alunos da EMEF Prof. Andrelino Casare também se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia, conquistando 3 medalhas, sendo 1 de ouro e outras duas de bronze.

Outra instituição de ensino da rede pública que foi destaque foi a EMEF CAIC Dr. Cid Muniz Barreto, com um total de 6 medalhas [2 de prata e 4 de bronze]. As EMEF’s Profª. Edna Maria do Amaral Marini e Maria Sylvia Traldi de Marco também conquistaram uma medalha de bronze cada, mesmo resultado alcançado pela EE José Ferreira da Silva.

Os resultados foram vistos pelos professores e responsáveis pela participação das escolas nesta edição do OBA como excelentes. Os alunos medalhistas estão de parabéns, assim como todos os participantes, visto que este ano foi atípico e as dificuldades de acesso aos materiais e tempo de estudo foram maiores do que em anos anteriores.

“Esperamos que esse resultado sirva de inspiração para continuarmos os projetos que visam a participação dos nossos alunos em outros eventos desta importância. A participação neste tipo de evento deve ser vista como uma porta de acesso à muitas possibilidades, de forma com que os alunos possam trilhar um caminho brilhante na sua vida acadêmica”, disse o prefeito Becão ao receber o comunicado oficial onde constam a relação das escolas medalhistas de Descalvado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x