19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estudantes protestam contra Aldo Rebelo

Estudantes protestam contra Aldo Rebelo

02/05/2012 08h15 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Estudantes protestam contra Aldo Rebelo

Com as caras pintadas, narizes de palhaço, cartazes e palavras de ordem, um grupo de cerca de 200 estudantes da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) realizou, na tarde de ontem, na Fesc (Fundação Educacional de São Carlos), durante a solenidade de inauguração de uma piscina aquecida, um grande protesto contra o ministro Aldo Rebelo, que é deputado federal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e foi o relator do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados. O ato de protesto, muito organizado, foi o maior registrado em São Carlos nos últimos dez anos.

A solenidade mal começou e os estudantes já lotavam as arquibancadas da piscina aquecida da Fesc. Quando o prefeito Oswaldo Barba falou da presença de Aldo Rebelo, os estudantes já começaram a vaiar, mostrando como agiriam durante o restante da inauguração. Numa vã tentativa de conter os ânimos dos manifestantes, Barba relembrou que o atual ministro e deputado federal teria, quando ele, Barba, era reitor da UFSCar, repassado verbas para a construção de alojamentos para estudantes carentes dentro do campus universitário. Tal apelo não surtiu qualquer efeito.

Mas o ápice da manifestação ocorreu quando Rebelo foi utilizar a palavra. Sob vaias constantes, apitos e outros sons em alto som, a voz do ministro se tornou praticamente inaudível dentro da praça esportiva. Sem pausas, os universitários mantiveram as vaias durante toda a fala do titular da Pasta de Esportes. Numa tentativa desesperada de garantir a fala do ministro, o locutor oficial da Prefeitura, o radialista Augusto Neto, aumentou o volume das caixas de som, mas tudo o que conseguiu foi provocar os estudantes que passaram a gritar mais alto.

O estudante de Biotecnologia da UFSCar, João Marcos Rodrigues Dutra, milita num grupo que apoia as populações ribeirinhas da Amazônia e contra as alterações do Código Florestal. “Ele foi o relator de um projeto de lei que, se transformado em lei, será o maior retrocesso das últimas décadas. É uma lei que foi criada para segurar o desenvolvimento sustentável da nossa agricultura e os recursos naturais para a indústria. Temos que ter a conservação dos recursos hídricos que garantam água de qualidade para bebermos e também as florestas para manter o solo e garantir uma agricultura sustentável. Este projeto não favorece uma agricultura sustentável, mas sim o lobby do agronegócio exportador. Por isso, ele (Aldo Rebelo) é um grande traidor não só de toda a população, mas principalmente da classe camponesa do nosso país”.

O químico José Amado da Silva afirma que o ministro Aldo Rebelo fez parte do Partido Comunista do Brasil. “O partido comunista não é o mesmo que era antes. Rebelo está totalmente ligado ao movimento ruralista que é interessado ao agronegócio. Eles dizem que são o progresso do Brasil. Eles querem vender o que temos de recursos naturais a preço de banana em troca de lucro para pequenas famílias que lucram com isso. O Aldo Rebelo é um traidor do movimento comunista. É o maior traidor, com certeza”.

OUTRO LADO – O ministro Aldo Rebelo disse que enfrentou em São Carlos o primeiro protesto deste tipo. “Talvez estejam agindo assim devido à aprovação do Código Florestal no Congresso”, comentou.

O secretário municipal de Comunicação, Rogério Gianlorenzo, afirma que antes do evento houve um acordo, segundo o qual os manifestantes ficariam em silêncio durante a solenidade e seriam recebidos pelo ministro após o evento. Segundo ele, como o acordo não foi cumprido, o ministro não recebeu os estudantes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Dudu
Dudu
11 anos atrás

Protesto em silencio é CERIMONIA

Aldo
Aldo
11 anos atrás

Protesto em silencio nao serve pra nada

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x