25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Evento discute combate a álcool e drogas

Evento discute combate a álcool e drogas

12/11/2011 10h32 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Evento discute combate a álcool e drogas

O Departamento de Enfermagem da UFSCar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Carlos realizaram ontem (11), no Auditório do Departamento de Enfermagem, na área Norte do campus da Federal de São Carlos, o “I Seminário Álcool e Outras Drogas: desafios a serem enfrentados no município de São Carlos”.

O seminário, que contou com palestras de manhã e a tarde, contou com as presenças do professor Bruno José Fontanella, do Departamento de Medicina da UFSCar e do professor Erikson Furtado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e coordenador do Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (PAI–PAD). Além deles, houve uma mesa–redonda com a participação de Gisele Giovannetti, terapeuta ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e interlocutora do PAI–PAD em São Carlos, e de Márcia Kano, terapeuta ocupacional e Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas (CAPS–AD) de São Carlos.

De acordo com Sônia Regina Szerbetto, professora do Departamento de Enfermagem da UFSCar na área de saúde mental, a finalidade do seminário foi de propiciar um espaço de discussão sobre essa temática. “Em termos de vivência, essa problemática visa que busquemos também outros fatores de enfrentamento, não é apenas um problema da saúde, e sim também da educação e da segurança pública, entre outros”.

A docente diz que precisamos buscar novas estratégias para o combate a esses problemas, principalmente o álcool, que ela afirma ainda ser a maior preocupação, juntamente com o crack.

O professor Bruno abordou o tema “Panorama epidemiológico da problemática do álcool e outras drogas”. Já o professor Erikson falou sobre “Programa Redução de Danos”, políticas de saúde direcionada.

No período da tarde, a coordenadora do CAPS-AD, Márcia Kano, discursou sobre o que tem sido feito na entidade para combater os problemas e a terapeuta ocupacional Gisele Giovannetti palestrou sobre a rede de saúde e as medidas a serem tomadas.

Segundo Sônia, a dependência, principalmente do álcool, se trata de um problema cultural. O seminário contou com o apoio da pró-reitoria de extensão da UFSCar e com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x