25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Evento discute inovação na gestão de cidades

Evento discute inovação na gestão de cidades

06/10/2019 09h06 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Evento discute inovação na gestão de cidades

Desde quinta-feira (3), São Carlos está sediando o Tech In Cities. Trata-se de uma série de eventos sobre tecnologias e inovações nas cidades. Em sua primeira edição, no ano passado, especialistas e envolvidos com o tema comentaram suas experiências quanto às tecnologias e inovações que tem ganhado espaço no planejamento urbano.

O tema deste ano são as ferramentas inovadoras no planejamento das cidades. Serão abordadas ferramentas colaborativas, como o OpenStreetMaps e o iTree, e jogos de simulação de cidades (Cities: Skylines), além de mesas redondas relacionadas ao tema. A ideia é mostrar seus potenciais usos e como podem ser facilmente aplicadas no contexto do planejamento urbano.

O OpenStreetMap (OSM) é um projeto de mapeamento colaborativo, com o objetivo de criar um mapa livre e editável do mundo, inspirado por sites como a Wikipédia. Traduzindo para português o nome significa Mapa Aberto de Ruas. Ele fornece dados a centenas de sites na internet, aplicações de celular e outros dispositivos. Os mapas são desenvolvidos e mantidos com rigor por sua comunidade voluntária de mapeadores, que inserem e revisam dados de receptores GPS portáteis, fotografias aéreas, imagens de satélite e outras fontes livres. Durante o evento, na sexta-feira (4), a partir das 19 h, os participantes puderam contribuir com o mapeamento da cidade de São Carlos usando a plataforma. A atividade aconteceu no ONOVOLAB.

Nos dias 9 e 10 de outubro, os participantes poderão sentir o gosto de ser o prefeito de uma cidade através do jogo Cities: Skylines. Na plataforma, os jogadores podem atuar no planejamento urbano, controlando o zoneamento, a construção de estradas, a tributação, os serviços públicos e o transporte público da cidade. Eles ainda podem gerenciar seu orçamento, população, saúde, felicidade, emprego, poluição (da terra, água e sonora), fluxo de tráfego e outros fatores. As atividades começam às 19 h e acontecem na Starteca, dentro da Biblioteca Comunitária da UFSCar.

Já a plataforma i-Tree tem uma grande importância na área ambiental. Composto por um conjunto de ferramentas de análise florestal urbana e rural, foi projetado e desenvolvido pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos para quantificar e valorizar os serviços ecossistêmicos fornecidos por árvores, incluindo remoção de poluição, sequestro de carbono, emissões evitadas de carbono, escoamento evitado de águas pluviais, entre outros. O i-Tree fornece dados necessários para que o crescimento das árvores possa ser acompanhado ao longo do tempo e é usado para fins de planejamento. A atividade sobre a plataforma i-Tree acontecerá no dia 18, no ONOVOLAB, a partir das 19 h.

O evento tem foco na discussão das tecnologias e inovações aplicadas no planejamento urbano. Em 2018, foram abordadas as geotecnologias, a utilização de jogos de simulação na resolução de problemas de planejamento urbano; a tecnologia do City Information Modeling (CIM) e as novidades na integração dos sistemas de transporte ativo. Em 2019, o foco será na aproximação da comunidade acadêmica à comunidade externa à UFSCar, onde assuntos relevantes serão tratados em palestras, debates, mesas redondas, exposições e workshops.

Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, acessado no endereço: www.proex.ufscar.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x