20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ex-vereadores entram para a história do município

Ex-vereadores entram para a história do município

21/03/2012 20h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ex-vereadores entram para a história do município

O Memorial dos Vereadores que será inaugurado hoje (22) pela Câmara Municipal dos Vereadores, irá homenagear todos os vereadores que passaram por Itirapina desde sua primeira legislatura, realizada em 1948, com nomes e fotos dos ex-vereadores que ajudaram na construção da história política da cidade.

PERSONAGEM – José Roberto Marino, popularmente conhecido como Zé Marino, é um dos personagens desta história. Hoje, com 65 anos, casado, pai de sete filhos e avô de sete netos, Zé Marino atua como presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Itirapina.

Saudosista, Zé Marino lembra da época em que a Câmara Municipal de Itirapina não tinha máquina de escrever e que os vereadores recebiam meio salário mínimo e que nem a Galeria dos Presidentes existia. “Falam em resgatar a dignidade dos vereadores com o Memorial, pra mim foi uma iniciativa muito boa, mas acredito que também vem coroar de êxito não só os vereadores, mas também os eleitores que os elegeram. Afinal, é a população que nos coloca aqui”, comenta.

Zé Marino foi vereador por cinco mandatos, presidente da Câmara por duas vezes, recebeu o título de cidadão itirapinense e é lembrado como bom conhecedor da história da cidade. “Passei um terço da minha vida aqui dentro, 20 anos consecutivos como vereador. Hoje continuo na política como presidente do PDT e pretendo continuar ajudando por muito tempo”, conta.

“Acompanhei muitas mudanças. Em qualquer legislatura, não podemos avaliar os vereadores coletivamente. Sempre vai ter alguém que deixa a desejar. A população tem que entender sobre as eleições e acompanhar os debates. Tem muito o que se fazer ainda. Hoje, estando do lado de fora, vejo quanta coisa que deixei de fazer e onde errei”, comenta Zé Marino. “O vereador tem que estudar, tem que procurar saber. Meu conselho é que se proponham a estudar, pesquisar, é preciso se atualizar”, acrescenta.

O ex-vereador gosta de lembrar que a Câmara Municipal de Itirapina está aberta à população para visitação e, principalmente, para saber se o vereador que ele votou está cumprindo com o que propôs. “O vereador, às vezes, cai no esquecimento. Se você sai na rua e pergunta em quem o eleitor votou, é difícil que ele se lembre, por isso que o vereador também tem que se mostrar e apresentar o que esta fazendo”, comenta. “Eu sempre tive a sorte de ser bem tratado pela população, sempre me interessei por leis e por isso acompanho até hoje o que está acontecendo, sempre buscando me atualizar. Se tiver que voltar amanhã, não terei dificuldades”, acrescenta.

Zé Marino finaliza parabenizando o atual presidente da Câmara, Antônio Rafael Sanches, e os demais funcionários da entidade, pela iniciativa. “Eles estão resgatando a memória dos vereadores, a dignidade de cada um e da população que poderá olhar e dizer: esse fui eu que coloquei aí”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x