26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Faça intercâmbio sem sair de casa

Faça intercâmbio sem sair de casa

06/04/2012 12h39 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Faça intercâmbio sem sair de casa

São Carlos, além de ser um polo tecnológico, é também um polo de trocas culturais com os intercambiários que veem à cidade. Muitos intercambistas interessam-se por estudar nas universidades e também para realizar trabalhos sociais e promoverem uma heterogeneidade na cultura são-carlense. Isso é possível por meio da Aiesec – plataforma que realiza intercâmbios de estudantes universitários entre 110 países e uma das sedes é em São Carlos.

A população que tiver interesse em hospedar um intercambista pode se cadastrar e promover essa troca linguística e cultural sem sair de casa. É feito um procedimento para direcionar os estrangeiros com perfis compatíveis. “Faço uma análise do perfil do intercambista e da pessoa que possivelmente o abrigará. Vou cansando as fixas compatíveis”, explica Vinicius Chukste Miloco, coordenador de suporte aos intercambistas. 

Miloco, que mora em uma república universitária, já abrigou um intercambista e conta a experiência. “Hospedamos o Alexander, japonês que morava nos EUA. Ele ficou cinco meses na cidade e veio para trabalhar em uma escola de idiomas”.

Já Júlia Nazareth Ferreira recebeu uma intercambista argentina. “Não esperava que essa experiência fosse tão intensa, recompensadora, animada e feliz. Aprendi espanhol, ensinei português, aprendi sobre a Argentina, ouvi músicas e vídeos que nunca teria visto sozinha”. 

Além de tudo, laços afetuosos são criados. “Agora tenho casa na Argentina que estará sempre de portas abertas pra mim. Fiz uma grande amiga”, diz. 

Rafael Nantes hospedou um mexicano e a dificuldade inicial foi ouvi-lo falar inglês. “O Rafael Vidaurreta com certeza impactou nossas vidas com sua cultura, seus costumes, suas danças malucas e sua língua”, ressalta.

Ele comenta também que o mexicano gostou muito da vida universitária de São Carlos, das repúblicas, das festas e principalmente das garotas.

Paula Naves enfrentou o desafio de hospedar uma intercambista russa e outra colombiana. “Você não precisa necessariamente viajar para ter contato com outra cultura quando a cultura está dentro da sua casa o tempo inteiro. Além disso, pude treinar meu inglês e meu espanhol nessas duas oportunidades”, diz.  

 

Quem se interessar em hospedar um intercambista pode entrar em contato com os membros da Aiesec através do endereço eletrônico, http://www.aiesec.org.br/sao-carlos/ ou ir até a escola de idiomas Yázigi, na rua XV de Novembro. Experiências do convívio com uma língua, cultura e costumes diferentes não faltarão.

 

Sobre a Aiesec

Maior organização estudantil do mundo. Está presente em 110 países com mais de 50 mil membros associados que frequentemente, prestam trabalhos voluntários em diferentes países. “Temos como objetivo proporcionar e desenvolver os membros para serem potenciais líderes para a sociedade”, diz Vinicius Chukste Miloco, coordenador de suporte aos intercambistas. Os interessados nas trocas de experiências culturais podem entrar no site da associação e tornar-se um membro: http://www.aiesec.org.br/sao-carlos/

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Alexandra Mellosa
Alexandra Mellosa
12 anos atrás

Nossa,

Que gatinho!
Se eu te vejo solteiro no Banana Brasil eu vou pra cima!

BEIJOOOOOOOOKA!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x