16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Fé em Santo Antônio reúne milhares de fiéis

Fé em Santo Antônio reúne milhares de fiéis

14/06/2012 08h33 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Fé em Santo Antônio reúne milhares de fiéis

A paróquia de Santo Antonio de Vila Prado realizou nesta quarta-feira, 13, todos os festejos para comemorar o dia do padroeiro, conhecido popularmente como o santo casamenteiro, muitos fiéis correram para garantir pelo menos um pedaço do bolo abençoado. O dia começou logo cedo para os devotos do Santo, às 6h foi dado o início da festa com a “Alvorada Festiva” e a queima de fogos artifício, em seguida às 6h30 o padre Márcio André Massola Gaido realizou a 1° celebração eucarística do dia e abençoou os pães tradicionais do Dia de Santo Antônio, que foram distribuídos aos fieis no final missa. Por volta das 8h a comunidade já aguardava em fila a benção e o partilha do bolo, que media com 150m. O padre abençoou o bolo na presença do prefeito Oswaldo Barba e seu vice Emerson Leal, e após as orações ajudantes da comunidade começaram a dividir e entregar os pedaços comprados pelos fiéis.

O bolo surgiu em 1981 na paróquia de Santo Antônio com o propósito de partilhar a fé pela devoção dos fieis. Depois disso todas as outras igrejas católicas passaram a fazer bolos para comemorar o dia do seu padroeiro. Assim arrecadando dinheiro e investindo em melhorias e benefícios para comunidade. Segundo o padre Marcio a estimativa é tenha passado durante todo o dia cerca de 25 a 30 mil pessoas. A última missa encerrou as comemorações com uma procissão pelas ruas do bairro e uma mais uma queima de fogos de artifícios.

Muitas histórias de fé e devoção se misturam entre os fieis na fila do bolo, todas com a intercessão do Santo pela graça alcançada. João Roberto da Silva é devoto de Santo Antonio e se emociona ao dizer sobre sua fé. “Eu sou devoto e sou muito feliz, pois já recebi muitas bênçãos, hoje moro no bairro Tijuco Preto, mas venho aqui todos os anos comemorar o dia de Santo Antônio. Eu faço votos que Deus abençoe muito esta igreja e o nosso padre. Não só eu, mas como todos por aqui na fila e o nosso redor receba a benção e a alegria de Santo em suas vidas”.

Amaralina Palma Cardoso também é devota e sempre come do bolo e pede bênçãos para família. “Eu e minha filha participamos da missa, e todo ano comemos o bolo de Santo Antônio já é uma tradição de cerca de 30 anos. Em todo dia 13 estamos aqui e fazemos nosso pedido de graça, e com fé a gente sempre alcançada”.

O padre Márcio diz que as comemorações trazem dois momentos bons para ele, o primeiro é a gratidão a Deus por tudo aqui que se semeia na comunidade e na igreja e consegue colher os frutos no tempo de Deus. “Estou vendo muitos frutos do trabalho que vem sendo feito na paróquia com a comunidade. O segundo momento que me deixa feliz é a manifestação muito grande do povo, a gente nota o quanto Santo Antônio é importante na vida da comunidade e da igreja, seja pra resolver os problemas mais grave ou complexos como os mais simples do cotidiano.

O padre ressalta que Santo Antônio é um santo muito devotado pelo povo, não só no Brasil, mas pelo mundo todo. A paróquia foi fundada em 1943 é a segunda mais antiga da cidade, por isso concentra mais a fé e a devoção dos cristãos, principalmente da Região da Vila Prado. Antigamente todas as celebrações concentravam-se na Igreja Matriz até ocorrer o desmembramento e a paróquia passou a celebrar a própria devoção ao Santo.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x