27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Festa de luzes e muita emoção iniciam as atrações em Ibaté

Festa de luzes e muita emoção iniciam as atrações em Ibaté

27/11/2012 15h33 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Festa de luzes e muita emoção iniciam as atrações em Ibaté

Começou sábado, 24, as festividades natalinas em Ibaté. A cerimônia de abertura foi realizada nas dependências da Igreja Centenária.

 

Centenas de pessoas acompanharam as atrações, que contou com as presenças de Poliana Gaudêncio, que cantou o Hino Nacional Brasileiro, Jhonatan e Richard entoaram o Hino de Ibaté e a Banda Angelus que emocionou com o hino em homenagem ao centenário da igreja São João Evangelista. O Coral dos Encontristas da Cidade São Carlos, com participação de Diana Cury e regência de Wilson Cury Filho, além da Banda Marcial Dragões de Araraquara, que devido a forte chuva, apresentou-se na própria Igreja.

A noite marcou ainda a abertura oficial das exposições natalinas preparadas por escolas e secretarias do município, além da benção dos dois “Meninos Jesus”, sendo um pertencente ao presépio exposto na própria Igreja e o outro ao presépio em tamanho natural, localizado na Praça Central foi o pontapé inicial para uma série de eventos, os quais seguem até o dia 7 de janeiro de 2013.

 

O INÍCIO

Há trinta anos o presépio artesanal é montado por Angelim Peruci.  Em 1974, atendendo ao pedido do monsenhor Frederico, João de Marco montou o primeiro presépio com a colaboração de Angelim Peruci, dentro da Igreja. No ano seguinte Angelim assumiu a montagem sempre contando com a ajuda de pessoas voluntárias. A cada ano aumentaram as peças e a partir de 2011 a novidade é que o presépio conta com duas cascatas.

Vale ressaltar que graças ao incentivo do prefeito José Luiz Parella, este é o sétimo ano consecutivo que o presépio artesanal voltou a ser montado para visitação publica.

“O presépio sempre esteve presente na história de Ibaté, nada mais justo que incentivar a sua permanência e colaborar para que se mantenha tão importante tradição”, ressaltou Parella.

Além deste, em 2007 foi adquirido também, o presépio em tamanho natural, o qual é montado na Praça Central, atraindo visitantes de inúmeras cidades.

 

CASINHA DO PAPAI NOEL

Em 2009, Parella, pelo carinho que tem com as crianças, as presenteou com a Casinha do Papai Noel. Este ano foi preparada e decorada por Renatinho Cabeleireiro, também na Praça Central. Devido ao sucesso, em 2010, a casinha foi ampliada e ganhou o seu segundo cômodo e é hoje uma das principais atrações, pois encanta crianças, jovens, adultos e os idosos.

 

RECORDAR É VIVER

No piso superior da Igreja, é possível conhecer um pouco mais da história de Ibaté através de 15 painéis que retratam alguns dos aspectos políticos, históricos, religiosos, esportivos, culturais e de lazer, idealizada pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, fazem parte do seu acervo.

 

MINI PRESÉPIO E ARRANJOS DE NATAL

Através da colaboração e dedicação, envolvendo professores, alunos, coordenadores e demais funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares, além do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Centro Comunitário, Centro de Convivência do Idoso, Centro de Convivência da Melhor Idade, Centro de Formação Artística Ana Ponciano Marques, Ambulatório Ivo Morganti “Saúde Mental”, Programa de Inclusão Digital Acessa São Paulo – Posto de Ibaté e Lilian Mara Trevisan Girotto, os presentes puderam apreciar os mais diversificados e criativos Mini Presépio e Arranjos Natalinos, surpreendendo a todos com a qualidade, perfeição com que foram confeccionados, além da grande maioria ter sido preparada através de materiais recicláveis, o que reforça e chama a atenção de todos para os cuidados com o meio ambiente.

Na noite de domingo pode se observar famílias passeando pelos locais, admirados com o que estavam vendo, registrando os momentos através de fotos e filmagens.

“É isso que me motiva a dar continuidade a esta festa linda que é o Natal, além de ser uma época de reflexão, é também uma data esperada ansiosamente por todos, em especial nossas crianças”, concluiu Parella.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x