16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Economia se aquece neste final de mês

Economia se aquece neste final de mês

26/04/2012 07h59 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Economia se aquece neste final de mês

Começou de fato a mais tradicional festa de São Carlos, a Festa do Clima que está em sua 46ª edição. Uma festa da cidade que movimenta diversos setores da economia, desde o pequeno comerciante aos mais sofisticados de gastronomia, tudo isso por causa de uma programação diversificada que vai da Exposição Nacional de Orquídeas até grandes shows populares de Rud & Robson, Lulu Santos e César Menotti & Fabiano.

De acordo com Emiliano Saran, assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, existem duas particularidades na festa. A primeira é a Exposição de Orquídeas que atrai pessoas com perfil adulto e mais velho e por isso acabam investindo mais recursos nas compras das flores. Já os shows, movimentam o comércio ambulante e têm um perfil jovem. “São duas realidades distintas em uma mesma festa. Ambas movimentam a nossa economia”, explica.

Para Emiliano, a Festa do Clima traz para São Carlos visitantes, ou seja, aquelas pessoas que não pernoitam na cidade, mas vêm para um evento específico. “Pudemos observar, em anos anteriores, que a Festa do Clima traz para a cidade o visitante, aquele que vem apenas para curtir um show ou visitar um evento, mas não o turista, aquele que fica na cidade mais que um dia”.

O setor gastronômico também ganha com a festa. Emiliano explica que a tendência dos shows, que devem trazer de 25 a 30 mil pessoas para a praça do Mercado Municipal, é terminar por volta das 22h30. “Com isso as pessoas que estão no show vão para lanchonetes, restaurantes e bares, acabam consumindo e aquecendo a economia local. Isso é importante. Pode parecer pequeno, mas não é”, conta.

Já o público que vem de fora para visitar a Exposição de Orquídeas acaba consumindo nos restaurantes da cidade. “A cidade acaba ganhando com a festa em diversos setores, mas a gastronomia recebe uma atenção especial dos visitantes”, explica.

 

PROGRAMAÇÃO – De 27 a 29 de abril, na Praça da XV, a 50ª Exposição Nacional de Orquídeas, uma realização do Círculo São-carlense de Orquidófilos com apoio da Prefeitura Municipal. A abertura será no dia 27, às 20h, com apresentação do Coral Multicanto. No dia 28, a visitação será das 10h às 22h e no dia 29 das 10h às 17h.

Ainda no dia 28, a dupla Rud & Robson abrirá os shows da semana, às 20h, na Praça do Mercado. Já no dia 29 (domingo), às 9h, acontecerá o Plantio do Programa “Maternidade Plantando o Futuro” na nascente do Córrego São Rafael, no Jardim Tangará (no final da rua Vitório Bonucci).

No mesmo dia, às 20h, a Praça do Mercado será palco de uma atração conhecida nacionalmente, um dos maiores cantores da música pop: o compositor e guitarrista Lulu Santos.

No dia 30, no mesmo horário, uma das duplas sertanejas mais populares do Brasil se apresentará na Praça do Mercado. A dupla César Menotti & Fabiano realizará um show que promete deixar marcar a Festa do Clima de São Carlos.

No dia 1º de maio, para encerrar a Festa do Clima, será realizada a Homenagem aos Trabalhadores pela Intersindical e pela Prefeitura. A partir das 16h, acontecerão os shows das duplas Larissa & Matheus, Jayme & Raoni, Arison & Emerson, João Carlos & Bruno e da Banda 5ª Avenida. Os shows acontecerão também na Praça do Mercado.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Valquiria
Valquiria
11 anos atrás

Mas devido a divisão da festa entre duas praças, e como a praça XV ficará com as orquídeas e já tem a feira aos domingos com alimentação e artesanato, os outros micro empreendedores não poderão participar deste eventos nesta praça. Poderiam ter feito a Festa do Clima como sempre num só lugar, aonde todos iriam ganhar e não deixariam alguns micro empreendedor de fora, pois sei que alguns artesão não poderá expor seu trabalho. Isso é muito triste numa festa que é tradição de nossa cidade há anos.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x