19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Fiéis lotam igreja de Santo Antônio no dia do Padroeiro

Fiéis lotam igreja de Santo Antônio no dia do Padroeiro

13/06/2019 10h19 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Fiéis lotam igreja de Santo Antônio no dia do Padroeiro

Mais de 7 mil pessoas passaram pela igreja no bairro de Vila Prado nas duas primeiras missas do dia. Programação se estende durante à tarde e noite

Mais de 7 mil pessoas já passaram pela igreja de Santo Antonio de Vila Prado nesta quinta-feira (13), festa do Padroeiro. A primeira missa foi a 6h30 e celebrada pelo pároco da igreja, padre Márcio André Massola Gaido. às 8 horas aconteceu a bênção do bolo, que este ano tem 140 metros. Cada pedaço é vendido à R$5 e toda a renda revertida para as obras de caridade da paróquia.
Ás 9h teve início a segundo missa do dia. Durante todas as celebrações o tradicional pão de Santo Antônio é abençoado e distribuído para os fiéis. Dona Benedita Alcantara estava na missa e com 91 anos afirmou que todos os anos, desde jovem participa da festa de Santo Antônio. “Morava em São Paulo e participava das missas lá. Agora estou aqui. Moro em outro bairro, mas tenho devoção ao santo e venho todos os anos no dia dele”, contou.
Ruth Castilho, 69, disse que todo ano vem pagar promessas ao santo. “Ele curou minha filha. Ela estava desenganada pelos médicos e hoje estás viva, forte e com saúde. Ela tinha 8 anos quando foi desenganada. Hoje está com 34 anos e feliz, casada e com filho”, disse emocionada.
HISTÓRIA – Batizado de Fernando Bulhões, Santo Antônio era um frade franciscano, nascido em 1195, em Portugal, mas viveu durante a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália. Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.
De acordo com o padre Márcio,  Santo Antônio intercede pelas famílias, pelos casais e pelos namorados.  A  devoção foi o motivo da escolha do nome do coordenador pedagógico Antônio de Pádua Baidarian Cury, que deveria se chamar Ricardo Henrique. Ele nasceu com  problemas no pulmão e não chorava. O pai, devoto de Santo Antônio, fez a promessa com o recém-nascido ainda no hospital, pedindo uma solução, que veio antes mesmo da família voltar para casa.
Há 57 anos o coordenador pedagógico carrega sua medalha em homenagem ao padroeiro e participa das atividades mais tradicionais, como levar e adquirir os pães no dia de Santo Antônio, bem como de guardá-los no arroz como forma de não deixar faltar fartura.
As missas acontecem da quinta-feira acontecem  às 6h30, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. As festividades em homenagem a Santo Antônio seguem durante o mês, com quermesses aos sábados e domingos, a partir das 19h30. O encerramento da festa acontece nos dias 6 e 7 de julho.
A paróquia de Santo Antônio de Pádua está localizada na Praça Padre Roque Pinto de Barros, s/n, na Vila Prado, em São  Carlos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3371  1117.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x