17 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Filhote de Lobo Guará será símbolo de conscientização ambiental

Filhote de Lobo Guará será símbolo de conscientização ambiental

15/05/2013 22h47 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Filhote de Lobo Guará será símbolo de conscientização ambiental

Há cerca de um ano, o Parque Ecológico de São Carlos recebeu um filhote recém nascido de Lobo Guará trazido pela Policia Militar Ambiental e apelidado de Zuca. O animal foi criado com sucesso no local e, devido à necessidade de cuidados especiais, ficou muito afeiçoado às pessoas que o manejam. Apesar disso, o biólogo e responsável pelo acervo de animais do Parque, Francisco Rogério Paschoal, explica que o animal possui todos os instintos naturais. “Mesmo com suas atitudes brincalhonas, Zuca deve ser tratado com respeito e cuidado”.

 

Segundo o administrador do Parque Ecológico, Fernando Magnani, o jovem lobo será utilizado como um “embaixador” para ações de conscientização ambiental desenvolvidos no local. “Aos poucos, Zuca irá permanecer em seu recinto definitivo da forma menos traumática possível. Ele ainda não completou um ano e já tem a grande responsabilidade de mostrar para adultos e crianças que o lobo brasileiro nada tem de mau”, comentou Fernando.

Um dos animais silvestres brasileiros mais populares, o Lobo Guará é um mamífero da família dos canídeos, de pernas longas, pelo avermelhado e trote desengonçado. O nome Lobo Guará surge da união da associação visual do europeu a figura do Lobo Europeu (Canis lúpus), que nada tem a ver com o nosso e da palavra guará que em Tupi significa avermelhado ou cor de fogo.

Na verdade os pesquisadores modernos olham o Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus) como uma “super raposa”, pois seus hábitos e alimentação estão mais próximos das raposas do que dos Lobos. Por exemplo, o Lobo tem nos itens vegetarianos mais de 60% de sua dieta, como goiabas, marolos, e outras frutas do cerrado, sendo que ate uma fruta da família dos tomates a Solanum lycocarpum, é conhecida como “Fruta-do-Lobo ou Lobeira”, os outros 40% são itens de origem animal, que podem ser desde insetos como besouros até pequenas aves, sendo que em cativeiro este item é substituído por cobaias e frango e neste último o Parque Ecologico recebeu apoio recentemente da empresa BR/Aves, que doa mensalmente cerca de 300 kg de partes de frango próprio para consumo animal.

Em nossa região este animal ainda ocorre com certa frequência, deixou de ser considerado uma ameaça e passou a ser admirado, mas é vitima freqüente de atropelamentos nas rodovias.

Poucos sabem, mas o Lobo Guará nasce com a pelagem negra e com a ponta da cauda branca, e durante os primeiros meses é extremamente dependente da mãe e vai aos poucos ganhando a pelagem avermelhada.

Na natureza o Lobo Guará se reproduz apenas uma vez ao ano e o mesmo ocorre em cativeiro. Há muitos anos os Jardins Zoológicos já desenvolveram o manejo correto dos Lobos em uma ação desenvolvida pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil – SZB, que criou uma coordenação especial na época para tratar do assunto, desde então os Lobos Guarás sob cuidados humano passaram a viver mais e melhor em cativeiro.

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, domingo, das 8h às 17h30. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones3361-4456 e 3361-2429.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x