18 de Janeiro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Fim de semana será de tempo instável e possíveis pancadas intensas

Fim de semana será de tempo instável e possíveis pancadas intensas

01/03/2012 20h31 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Fim de semana será de tempo instável e possíveis pancadas intensas

A aproximação de uma frente fria vinda do sul do Brasil aumentou a instabilidade climática sobre o estado de São Paulo, o que explica as pancadas de chuva isoladas ocorridas na tarde de ontem (1). Dados do boletim meteorológico divulgado pela Defesa Civil de São Carlos informam que durante o final de semana o tempo permanece instável.

Nesta sexta-feira (2), de acordo com Heleno Irami do Nascimento, diretor da Defesa Civil, as pancadas de chuva poderão causar rajadas de vento e descargas elétricas. “Em caso de chuva forte, transtornos como alagamentos e transbordamentos de alguns córregos podem acontecer. A região da praça Itália, o CDHU, a serra do Aracy e os córregos do Santa Maria do Leme (região do Parque do Kartódromo) e do Mineirinho (que desce do Santa Felícia e vai até a rotatória do Cristo) são pontos onde, geralmente, se enfrentam maiores dificuldades e, portanto, o motorista que passar por eles deve ter atenção redobrada”, alerta.

Segundo ele, há um monitoramento 24 horas das condições climáticas, através de informações recebidas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e quando uma chuva de maior intensidade é detectada, mensagens via SMS são enviados para os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec), comerciantes e moradores de áreas de risco. “No caso dos comerciantes, por exemplo, que expõem mercadoria no chão, nós enviamos esse torpedo alertando para a ocorrência de chuva forte e assim eles não perdem material”, afirma Nascimento.

Para os membros do Comdec – Guarda Municipal, Secretarias de Transporte e Trânsito e Serviços Públicos, Saae e Corpo de Bombeiros – a mensagem tem a finalidade de solicitar o deslocamento de agentes desses órgãos aos locais que apresentam maior risco, evitando prejuízos à população. “Se o córrego transbordou e um motorista é pego de supresa, a Guarda Municipal haverá interditado o local para não colocar a vida deste cidadão em risco. É todo um trabalho em conjunto”, ressalta o diretor da Defesa Civil.

PREVISÃO – Neste sábado (3), segundo dados do prognóstico climático elaborado pela Defesa Civil, as pancadas de chuva devem ser intensas e isoladas ao longo do dia. Apesar das precipitações e do tempo nublado, o calor não dará trégua, já que a temperatura máxima deve atingir 32º C e a mínima 19ºC.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x