18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Fim do verão ainda requer cuidados com peçonhentos

Fim do verão ainda requer cuidados com peçonhentos

05/03/2012 23h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Fim do verão ainda requer cuidados com peçonhentos

O verão esta quase acabando, porém, a população ainda deve manter atenção para evitar acidentes envolvendo animais peçonhentos que pode gerar complicações.

Animais peçonhentos são aqueles cujo organismo produz veneno e a grande maioria, tem um ferrão com o qual injetam o veneno nas suas vítimas. O Centro de Saúde III (CSIII) de Itirapina aconselha o atendimento médico para casos em que ocorram acidentes com estes tipos de animais, pois apenas o profissional médico saberá indicar o tratamento correto para cada acidente.

Os principais cuidados a serem tomados para evitar acidentes com animais peçonhentos terrestres, como aranhas e escorpiões, é a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas de couro, botas de cano alto e perneiras, em locais ou situações de risco, como matas, trilhas, atividades de lazer, áreas com acúmulo de lixo, serviços de jardinagem, atividades de limpeza, deslocamentos de móveis, entre outros.

Segundo Egliane Maria Afonso, supervisora do CSIII, além de buscar atendimento médico, deve-se lavar o local da picada com água e sabão, e manter a vítima em repouso até a chegada ao pronto socorro. Muitas pessoas possuem o costume de amarrar o membro acidentado, isto não deve ser feito, assim como sugar ou aplicar algum medicamento ou produto, como álcool ou café, no local da picada.

Dicas – Não assustar ou tocar os animais com objetos; caminhar sempre com os pés protegidos por um calçado firme de solado antiderrapante, pode ser um tênis ou uma sapatilha, são ideais para quem pratica trilhas.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x