25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Folia de Reis encerra atividades de final de ano em Ibaté

Folia de Reis encerra atividades de final de ano em Ibaté

05/01/2016 10h52 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Folia de Reis encerra atividades de final de ano em Ibaté

As festividades de final de ano, intituladas como do Natal em Família 2015, se encerram nesta quarta-feira, 6, e para finalizar as apresentações, a partir da 20h, na Igreja Centenária, acontecerá a tradicional apresentação da Companhia da Folia de Reis de Ibaté. 

Tradição que atravessa gerações, a Companhia da Folia de Reis é composta por 35 membros, em sua grande maioria da mesma família, além de amigos que completam o grupo.

É esperado um bom público na Igreja Centenária, já que nos anos anteriores o local ficou pequeno. A ideia é que a apresentação siga até a Praça Central.  

As festividades se iniciaram em novembro de 2015 e seguiram durante todo o mês de dezembro para ter o encerramento com a tradicional Folia de Reis de Ibaté. 

 

FOLIA DE REIS – A Folia de Reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil, pelos portugueses, na época da Colonização.

Agora faz parte do folclore popular e isso mantém viva a tradição, pois tanto no litoral como no interior ou em qualquer lugar deste país, se comemora o dia seis de janeiro com festas com o nome de Terno de Reis, ou Folia de Reis ou Santos Reis.

Durante os festejos, grupos de pessoas saem caminhando pelas ruas das cidades pedindo as bênçãos do Menino para as pessoas que os recebem.

É tradição também, que as famílias visitadas, ofereçam comidas aos integrantes do grupo para que possam continuar levando as bênçãos, por todo o trajeto.

Fazem parte do grupo: o mestre, o contramestre, donos dos conhecimentos sobre a festa; porta bandeira; músicos, tocadores, cantores; os três reis magos e o palhaço, que dá proteção ao Menino Jesus, contra os soldados de Herodes. Além desses foliões, que dão o toque especial, seguindo o cortejo. Há algumas variações de acordo com o grupo de origem.

Na Espanha, há uma comemoração diferente. As crianças deixam os sapatos nas janelas cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos reis magos. Conta a lenda que em troca os reis deixam doces e guloseimas para as crianças. Em alguns países, fazem a comemoração repartindo o Bolo-Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.

O dia de Reis é tão importante na Europa que é feriado, e bem comemorado em todo o continente.

Os Reis Magos foram os primeiros a anunciarem a todas as nações, o nascimento de Jesus e eles representam todos os povos ou pessoas que buscam encontrar e assumir a vida nova trazida por Jesus.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x