24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Força Tarefa de abusos

Força Tarefa de abusos

Editorial do Jornal Primeira Página analisa os trabalhos da Força Tarefa em São Carlos

15/05/2021 18h28 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Força Tarefa de abusos Foto: Divulgação

Desde março de 2020, quando foi declarada a pandemia do novo coronavírus, os são-carlenses convivem com uma “nova estrutura” de fiscalização: a Força Tarefa, composta pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Defesa Civil, PROCON e Vigilância Sanitária. A atribuição dessa equipe é fiscalizar o cumprimento dos decretos que estabelecem as restrições para evitar a disseminação da Covid-19.

No entanto, ao longo desse tempo de atuação, o que se viu por parte de alguns componentes da equipe foi uma série de operações com shows pirotécnicos desnecessários desperdiçando dinheiro público, gastos exorbitantes com horas extras e verdadeiras demonstrações de abuso de autoridade, com critérios diferenciados de tratamento a depender do bairro e porte do comércio a ser fiscalizado. Tudo isso sem que o comando da Força Tarefa tomasse qualquer atitude para coibir tais ações.

A conduta desses integrantes é reflexo da briga de egos e vaidades dos gestores responsáveis pela coordenação da Força Tarefa, os quais deram inúmeros maus exemplos de discussões repletas de palavras de baixo calão nas redes sociais, que periodicamente vazavam e circulavam em grupos de Whatsapp pela cidade.

Além disso, alguns dos componentes da Força Tarefa nunca tiveram tamanho poder nas mãos, fazendo com que toda essa “autoridade” repentina subisse à cabeça de alguns membros. Sendo assim, despreparo e autoridade excessiva formam a combinação perfeita para que diversos abusos sejam cometidos em operações e fiscalizações.

Cabe também ressaltar a falta de melhor filtragem nas denúncias recebidas pela Força Tarefa, que leva a população a denunciar vizinhos ou um concorrente no comércio por puro revanchismo, pois a Força Tarefa mobiliza uma grande quantidade de recursos, tanto humanos como financeiros, para averiguar denúncias, muitas vezes infundadas, trazendo enormes prejuízos aos cofres públicos municipais.

A pandemia da Covid-19 está perto do fim, à medida em que a vacinação avança e as restrições às atividades econômicas e circulação de pessoas são relaxadas. O aprendizado do período deve levar ao aperfeiçoamento da legislação e das instituições para evitar os abusos, arbitrariedades e desperdícios protagonizados por alguns membros da Força Tarefa voltem a ocorrer no futuro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x