18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Frio aumenta fluxo de pessoas em situação de rua em albergue noturno

Frio aumenta fluxo de pessoas em situação de rua em albergue noturno

04/05/2012 08h19 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Frio aumenta fluxo de pessoas em situação de rua em albergue noturno

Devido à queda de temperatura ocorrida na última semana, as pessoas em situação de rua estão entre as que mais sofrem com o clima frio. A fim de amenizar os efeitos causados pelas baixas temperaturas, o Albergue Noturno- Serviços Obras Sociais Santa Izabel e o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), realizam um trabalho permanente de apoio.

De acordo com o chefe da Divisão de Políticas e Atendimento à População em Situação de Rua, Fernando Calzavara, com a chegada das estações frias, o fluxo de pessoas, seja daquelas que se encontram em situação de rua ou de itinerantes que estão em trânsito pelas cidades da região, aumenta. Por isso, técnicos do serviço de atendimento especializado vêm intensificando suas ações. “A rotina de abordagem do serviço é diária e realizada na parte da manhã pelas educadoras sociais de rua e, durante a noite, profissionais do SOS Albergue Noturno fazem uma ronda pelas ruas da cidade, passando por alguns pontos onde essas pessoas costumam pernoitar”, explica.

Segundo Calzavara, de maneira geral, as pessoas em situação de rua são receptivas às abordagens, no entanto, existem aqueles que, por questões de desavenças criadas na rua, acabam não querendo permanecer no mesmo espaço que outros. “Por isso, nas noites mais frias são distribuídos cobertores para aqueles que não se dispõem a dormir no albergue”, conta.

Hoje, o albergue noturno disponibiliza 60 vagas destinadas a acolher migrantes e itinerantes. Calzavara explica que é realizada uma triagem e, a partir disso, as pessoas em situação de rua são acolhidas e lhes são fornecidos serviços como alimentação, banho e pernoite. “No dia seguinte eles tomam café e estão liberados. Se necessário, são doados agasalhos e algumas peças de roupas em geral”, ressalta.

DOAÇÕES – Está previsto o lançamento da Campanha do Agasalho entre os dias 9 de maio e 30 de junho, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, que prevê a arrecadação de roupas de frio que irão beneficiar além de diferentes entidades assitenciais, os frequentadores dos serviços do Albergue Noturno e Creas.

Caso as pessoas queiram fazer doções diretamente aos frequentadores destes serviços, elas devem se dirigir à rua Rotary Clube, nº101, no bairro Vila Marina ou à rua São Joaquim, 818, no Centro. Calvazara esclarece que, em razão do público atendido ser, em sua maioria, composta por homens, a maior demanda é de roupas e calçados masculinos, no entanto, todos os donativos são benvindos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x