26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Futuro Cientista completa três anos

Futuro Cientista completa três anos

29/05/2013 19h11 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Futuro Cientista completa três anos

Com o objetivo de proporcionar a estudantes de escolas públicas um contato maior com a ciência, o professor Fabio de Lima Leite, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) idealizou o Programa Futuro Cientista (PFC). As atividades do PFC começaram em 2010 com o propósito de descobrir futuros talentos para a ciência e, assumindo um caráter essencialmente social, o Programa tem como público alvo estudantes do Ensino Fundamental. A ideia é colocada em prática através de uma rede de pesquisadores que buscam aflorar o espírito científico dos alunos. O próprio idealizador do projeto explica porque o foco são estudantes tão jovens. “Se eu não tivesse entrado no mundo da ciência ainda no Ensino Fundamental, a chance de estar aqui hoje seria muito pequena”, relata o professor Fabio.

 

O docente também esclarece sobre o perfil necessário para que o aluno desempenhe com qualidade as atividades do Programa. “A criança tem de ser indagadora, criativa e ter um ótimo comportamento”. Uma das funções mais importantes dentro do projeto fica a cargo dos nucleadores, que são estudantes universitários e atuam diretamente nas escolas públicas. “Eles vão até as escolas, criam os núcleos de ciência e ensinam às crianças como trabalha um cientista”, explica Fabio. A nucleadora Fabia Steyer, estudante de Ciências Biológicas do Campus Sorocaba da UFSCar, completa a informação contando que o nucleador deve “orientar os estudantes de maneira que eles possam aprender através da descoberta, sempre incentivando-os na busca por suas próprias respostas, nunca oferecendo informações prontas”. Já Giane Almeida, também nucleadora e aluna do curso de Geografia da UFSCar, fala sobre as características dos jovens destacando que “são alunos que possuem certa disciplina e bom rendimento escolar, sendo que alguns grupos se destacam mais que outros. Isso é natural, já que não são todas as pessoas que possuem perfil de cientista”. Desde 2010 o Programa já arrecadou mais de R$ 515 mil em bolsas, financiamentos, parcerias e apoios de instituições privadas e públicas. Destaca-se dentre estas parcerias, o apoio da Universidade de Sorocaba (UNISO) dentro da atividade “Projeto de Vida”, coordenada pelo professor Luiz Carlos de Faria, do Departamento de Ciências Ambientais do Campus Sorocaba da UFSCar. Neste projeto alunos do Ensino Médio vinculados ao PFC são agraciados com bolsas integrais de estudos, após a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ideia é dar suporte aos estudantes mais carentes do Programa.

O PFC já desenvolveu mais de 10 atividades distintas, desde a criação de clubes de ciências à organização de eventos como o Encontro Regional de Futuros Cientistas (ERFC) e Escola Preparatória para Futuros Cientistas (EPFC). Em 2013, o Programa pretende desenvolver mais atividades inéditas: o “Cientista Forense”, que tem como objetivo difundir as ciências exatas, biológicas e humanas para crianças e adolescentes, através do tema da investigação; a “Oficina de Pesquisa Júnior”, que tem como função introduzir os alunos do Ensino Médio, especialmente do 2º e 3º anos, no ambiente de pesquisa da UFSCar; “Iniciação à Docência” com a finalidade de formação profissional de futuros professores, educadores, formadores de opinião, destinada a alunos de graduação; e “Cientista por um Dia”, que pretende detectar os futuros talentos para a ciência por intermédio de uma peça teatral na qual os estudantes devem incorporar a vida de um cientista. Todas as atividades serão financiadas pelo setor privado.

Comprovando a eficiência do Programa Futuro Cientista, o professor Fabio comenta que outras universidades públicas do Estado de São Paulo também estão desenvolvendo atividades semelhantes. “Unicamp, Unesp e USP também procuram estreitar relações com alunos de escolas públicas através da ciência”, finaliza o docente. Mais informações sobre o Programa Futuro Cientista podem ser obtidas no site http://futurocientista.net ou pelo email [email protected].

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x