23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Geração de empregos é o maior calcanhar de Aquiles do município

Geração de empregos é o maior calcanhar de Aquiles do município

07/11/2011 11h42 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Geração de empregos é o maior calcanhar de Aquiles do município

O maior problema de São Carlos apontado na pesquisa da Veja é a geração de empregos. O crescimento de vagas em 2010 em comparação a 2009, deixa São Carlos entre as cinco piores cidades avaliadas pelo levantamento. São Carlos registrou, no período analisado um aumento de 3,2% na geração de novas vagas.  Magé (RJ) registrou 1,6%; Araraquara 3,1%; São José dos Campos 3,5% e Niterói 4%.

LEIA TAMBÉM: Reportagem especial da Veja destaca São Carlos

Entre as melhores na geração de  emprego figuram Paulista (CE) com 21,3% de aumento na geração de vagas, seguida por Camaçari (BA) com 17,89%; Caucaia (CE) com 14,3%; Bauru (SP) com 13,7% e Ipatinga (MG) com 13,5%.

O diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) afirma que o setor industrial de São Carlos viveu uma fase bastante difícil em 2009, resultado da crise financeira mundial. Em 2010, segundo ele, houve o ensaio de uma recuperação, mas ainda longe do que a cidade necessita. “Nossa indústria vem sofrendo com as crises, com a política cambial equivocada, a carga tributária excessiva e outros problemas”.

Para o secretário municipal do Emprego, Emerson Domingues, de fato São Carlos sofreu as conseqüências da crise mundial, mas vem se recuperando na geração de novas vagas. “Atualmente não temos empresas demitindo e estamos recebendo novos investimentos, o que deve abrir novos postos de trabalho”, ressalta ele.

No quesito Internet, São Carlos não aparece entre as 5 melhores, que tem como destaque Americana e Bauru. Na criminalidade os destaques da região são para Marília e Limeira, com taxas de 4,2 e 6,2 de homicídios para 100.000 habitantes respectivamente.

No item renda, somente Ribeirão Preto (com R$ 1.316,00) se destaca entre os municípios da região. No saneamento básico, Americana é a melhor de todas com 99% da população atendida. Em segundo vem Araraquara e Ribeirão Preto, ambas com 98,6%; em quarto aprece Franca, com 98,5% empatada com Bauru.

No item lixo, Americana é o destaque da região, com 99,9% da população atendida e no item mortalidade infantil figura em primeiro com 8 mortes a cada 1.000 nascidos vivos, empatada com Presidente Prudente(SP); Viamão (RS) e Macaé (RJ). 

Se na educação superior, São Carlos se destaca, na educação básica não figura entre as cinco melhores do levantamento da Veja. Usando como critério as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de0 a10, Marília é o destaque paulista com nota 6,4; Franca obteve 6,2 e Americana 6,1. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x