20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Governo Barba não terá bico oficial de PMs

Governo Barba não terá bico oficial de PMs

03/02/2012 16h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Governo Barba não terá bico oficial de PMs

Um ano após a sua expansão, promovida pelo governador Geraldo Alckmin, a Operação ou Atividade Delegada, conhecida também como o “bico oficial” dos policiais militares, continua fora dos planos da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Através da assessoria de imprensa da Prefeitura, o secretário municipal de Governo, João Muller, informou que apesar de a atual gestão considerar muito interessante a iniciativa, ela tem em, 2012, outras prioridades para a área de segurança. Entre elas estão a contratação de mais guardas municipais que foram aprovados através de um concurso público e a implantação de uma central de monitoramento na sede da Guarda, que servirá para ajudar as polícias e também ampliar a segurança em toda a cidade.

 

O QUE É – Criada em2009, aAtividade Delegada é um convênio entre o Estado e os municípios com o objetivo de permitir a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às prefeituras nas atividades de fiscalização que são responsabilidade do município.

Em 2012, o projeto chegará a mais 18 cidades paulistas, inclusive da região, como Barretos, Sales de Oliveira, Tambaú, e Olímpia. Outros municípios, como Nova Canaã Paulista, Parapuão, Bastos, Assis, Votuporanga, Barretos, Olímpia, Bady Bassit, Anhembi, Poá, Caraguatatuba, Agudos e Sorocaba, vão aderir à parceria.

“Esta é uma medida bastante positiva. O início da Atividade Delegada fora da capital paulista vai possibilitar ainda mais segurança para população e contribuirá para a redução ainda maior dos índices de criminalidade”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

O processo para implantação da Atividade Delegada nos municípios é dividido em etapas, que compreendem a aprovação e regulamentação de leis autorizando o convênio com a Polícia Militar e a elaboração de um plano ação integrado.

Para ser promovida, a Atividade Delegada tem que ser aprovada pelas Câmaras Municipais através de projetos de lei necessários para que os convênios se concretizem. O presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano (PR), defende a iniciativa.

O tema divide opiniões. O ex-comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São Carlos, Jackson Justus, que se aposentou recentemente, defendeu a proposta junto ao prefeito Oswaldo Barba em algumas reuniões.  Já o seu antecessor, tenente coronel João Donizete Scozzafave, considera a medida como mais uma transferência de responsabilidade do Estado para os municípios. “O governo estadual tem buscado passar para os municípios atribuições que são suas na educação, na saúde e agora na segurança”.

A participação na Atividade Delegada é voluntária e os PMs só podem trabalhar até 96 horas por mês nessa função. Para os policiais, a atividade é uma oportunidade para complementar a renda, uma vez que são remunerados pelas prefeituras pelo serviço.

A Adepom (Associação de Defesa dos Policiais Militares do Estado de São Paulo) afirma que o ideal seria que os policiais ganhassem salários melhores e pudessem descansar em vez de trabalhar nos seus momentos de folga na Atividade Delegada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x