28 de Janeiro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Grupo SEMEAR conquista primeira colocação em competição de robótica

Grupo SEMEAR conquista primeira colocação em competição de robótica

Neste ano, no entanto, o isolamento social limitou as atividades e, como alternativa, foram criadas competições virtuais

27/11/2020 20h24 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Grupo SEMEAR conquista primeira colocação em competição de robótica Foto: Divulgação

A participação em competições é sempre muito importante e marcante para os grupos extracurriculares, em que se pode ter grande aprendizado. Neste ano, no entanto, o isolamento social limitou as atividades e, como alternativa, foram criadas competições virtuais. Uma delas foi a CBR, Competição Brasileira de Robótica, que usou de simuladores para realizar a edição de 2020

A CBR é a maior competição universitária de robótica do Brasil, promovida em parceria com Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), que ocorre todos os anos no mês de novembro. Ela é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, nos quais robôs autônomos necessitam realizar as tarefas corretamente.

O SEMEAR, Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica, vinculado à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP,  é um grupo cujo o objetivo é completar a formação acadêmica e profissional de seus membros por meio de projetos inovadores em engenharia e robótica, desde robôs de combate, autônomos e drones até iniciativas de extensão social. Voltado para seus projetos de robótica autônoma, o grupo participou da categoria IEEE- Open da CBR e conquistou o primeiro lugar.

A equipe Atena, que é um braço do SEMEAR em competições de robótica, representou o grupo juntamente com outras duas equipes: Droid (UnB) e Erus (Ufes). A categoria IEEE Open traz desafios do mundo real em menor escala, procurando soluções por meio de robôs autônomos. Em 2020, como acontece a cada dois anos, havia um desafio novo: Supporting Robots for Warehouse Operations, operações em armazém.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x