20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Higashi pretende escoar tráfego via Leste-Oeste

Higashi pretende escoar tráfego via Leste-Oeste

18/01/2013 10h34 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Higashi pretende escoar tráfego via Leste-Oeste

A via urbana que começa na Rua General Osório, passa pela Avenida José Pereira Lopes e segue pela Estrada Municipal Cônego Washington José Pêra deverá receber obras e alterações em limites de velocidade para ser transformada numa rota prioritária para escoar o trânsito no sentido Leste-Oeste.

Em entrevista à reportagem do Primeira Página, o novo Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Celso Higashi, falou sobre seus planos de curto e longo prazo para as questões que julga prementes no trânsito e transporte da cidade. “Numa primeira etapa visamos a questão da sinalização, inclusive para economizar verba, pois transporte é uma área dinâmica, que precisaria ter acréscimo de pessoal e de verbas”, diz. 

 Uma das medidas, diz o secretário, é usar melhor vias que cortam toda a cidade: “São Carlos cresceu, e existe somente uma rua que corta a cidade no sentido norte-sul, que é a Avenida São Carlos, as outras são todas interrompidas. Os bairros foram crescendo e não houve planejamento e as pessoas não imaginavam que a coisa ia ficar nesse pé”, aponta Higashi, que completa: “E de leste a oeste a rua mais comprida que tem é a General Osório, que começa no Cardinali, passa pelo centro, vira José Pereira Lopes e sai na rodovia que vai para o Zavaglia. É uma via só, mas que muda de nome”, diz, afirmando que tem a intenção de direcionar o trânsito para essa via: “Usar mais esse recurso que nós temos”, explica, e ressalta: “Isso não significa tirar o calçadão, mas transformar a via: pavimentar novamente, tirar as canaletas de água, tirar lombadas, trocar as placas, aumentando o limite de velocidade”.

Sobre as lombadas, o secretário diz: “Pessoalmente sou contra a lombada, pois ela penaliza aquelas pessoas que estão andando dentro do limite de velocidade. Não é eliminá-las, mas diminuí-las Se você está no limite de velocidade, por que causar desgaste no pneu, amortecedor, freio do seu carro? Isso é uma fábrica de gasto. Por que estou falando isso? Pois hoje tem como penalizar só o infrator, e não todo mundo, por exemplo, por meio do radar. Se não houvesse tecnologia não estaria falando isso, mas como ela barateou…Esse é meu ponto de vista.”, afirma.

Outra medida será pedir às escolas que, na medida do possível, ressalta Higashi, transfiram o portão de entrada do estabelecimento para ruas secundárias e não na rua principal.

Sobre o transporte público, Higashi explica: “Pensaremos em linhas diretas para  bairros mais populosos. Determinamos horários, por exemplo, no Cidade Aracy, de 15 em 15 minutos. Então os ônibus parariam em dois ou três pontos na área central, no máximo, e iriam pro bairro. O usuário dessa linha direta vai notar que de carro vai demorar o mesmo, então ele acaba optando pelo transporte público. E quanto mais gente usar o transporte público, mais barata fica a tarifa, pois há um aproveitamento melhor do veículo”, diz.

 

Outros planos

Aumentar o número de agentes de trânsito (amarelinhos) é uma necessidade, afirma Higashi: “Precisamos aumentar o efetivo de Amarelinhos. Já disse que a área do trânsito é dinâmica, nossa frota está aumentando cerca de 7% ao ano, por exemplo. Os Amarelinhos foram criados há 10 anos, quando nossa frota era de 74 mil veículos. Hoje são 145 mil veículos e continuamos com o mesmo número de amarelinhos (cerca de 30). Precisamos de mão de obra para poder atender com a mais qualidade e eficiência”.

A longo prazo, explica Higashi, São Carlos deve olhar para cidades maiores: “Nós vamos ser, por exemplo, uma Campinas no futuro.  Então, se por acaso nós não tivermos condições de fazer uma marginal na Washington Luís, proibiremos a construção dos dois lados para que no futuro possamos fazer uma marginal do Posto Castelo até o Imbaré, para que a rodovia não seja utilizada como uma rua, como acontece a Anhanguera perto de Aparecidinha, Sumaré, Campinas”, explicou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x