26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > História de Ibaté está ligada ao cultivo do café

História de Ibaté está ligada ao cultivo do café

Conhecida como “encanto do planalto” tem pouco mais de 32 mil habitantes e fica cerca de 30 quilômetros de duas importantes cidades

23/06/2022 23h16 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
História de Ibaté está ligada ao cultivo do café

Após a fundação de São Carlos, Município vizinho, muitas fazendas foram sendo abertas para cultivo de café, sendo rapidamente povoadas, principalmente a partir de 1885, quando a Companhia Paulista de Estrada de Ferro inaugurou a estação de Visconde do Pinhal.

Por iniciativa de João Evangelista de Toledo e seus genros José Cândido Porto e Cândido Tripeno, foi fundada em 1893, a povoação de São João Batista da Lagoa. Mais tarde a povoação passou a denominar-se Ibaté, nome de origem indígena que significa “lagoa seca “. Foi escolhido esse nome pelo fato de existir na região, ao longo das estradas de rodagem, depressões que sugerem antigas lagoas.

Em 1906, foi construída a igreja Matriz de São João Evangelista, padroeiro do povoado. O Distrito de Paz de Ibaté foi criado no Município de São Carlos, em 1900, sua emancipação, no entanto, somente ocorreu em 1953. Elevado à categoria de município com a denominação de Ibaté, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de São Carlos.

Conhecida como “encanto do planalto” tem pouco mais de 32 mil habitantes e fica cerca de 30 quilômetros de duas importantes cidades do Estado: Araraquara e São Carlos, o que a torna uma espécie de cidade dormitório. Esta proximidade garante emprego urbano para a população. Cerca de mil pessoas viajam todos os dias para trabalhar.

As mulheres, em sua maioria, como domésticas; e os homens, nas indústrias. O emprego local no corte de cana não é feito por moradores. Por ser sazonal, atrai cerca de 700 migrantes de Minas Gerais e da região nordeste, que chegam todos os anos no início da safra. A economia gira em torno do plantio e processamento da cana-de-açúcar, de uma concessionária de rodovias, de indústrias e do comércio.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x