18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos participa da Hora do Planeta

São Carlos participa da Hora do Planeta

30/03/2012 17h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos participa da Hora do Planeta

Pelo quarto ano consecutivo São Carlos participa da Hora do Planeta, internacionalmente conhecida como Earth Hour. Nesta sex-feira, 30, das 20h30 às 21h30, alguns símbolos da cidade como a Catedral de São Carlos, a Rotatória do Cristo, o Paço Municipal, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Carlos Botelho, Estação Cultura, Shopping Iguatemi e o restaurante McDonald’s terão as luzes apagadas.

A iniciativa é um ato simbólico, promovido mundialmente pela Rede WWF, no qual pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes durante 60 minutos para demonstrar apoio ao combate ao aquecimento global.

Na manhã da última quinta-feira, 29, a comissão organizadora do evento confirmou a participação de 102 cidades brasileiras na mobilização. Além disso, o apagar das luzes deve acontecer em mais de 448 monumentos, de norte a sul do país, o que representa aumento de 17% em relação ao ano passado, em que 380 ícones participaram da iniciativa.

O número de capitais mobilizadas para a Hora do Planeta também aumentou. Em 2011, foram 20 capitais participantes, enquanto neste ano serão 23. Das cem cidades brasileiras, 20 estreiam participação – incluindo duas capitais nortistas, Porto Velho (RO) e Macapá (AP). Outras metrópoles que devem fazer parte do movimento são Recife (PE), Belém (PA), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Foz do Iguaçu (PR).

Em 2011, mobilização levou mais de um bilhão de pessoas a apagarem as luzes em todo o mundo. Este é o quarto ano que o WWF-Brasil convoca a população brasileira a participar. A expectativa é de que o movimento, que alerta para o aquecimento global, buscando a conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos, seja ainda maior e, para isso, conta com o apoio de atores, escolas, bancos, shoppings, lanchonetes, comunidades, prefeituras, entre outros.

De acordo com a gestora ambiental Bianca C. Moura, a ciência do clima tem mostrado motivos suficientes para que a sociedade comece a se organizar e demandar políticas públicas a fim de reduzir o consumo de energia, principalmente substituindo energias fósseis por enegrias renováveis. “Nós não podemos pensar somente no desenvolvimento no presente, temos que pensar nas gerações futuras, que legado estamos deixando. A ideia desse movimento é um convite à reflexão, na verdade. Para que a pessoa pare e pense nos próprios hábitos de consumo e o que ela está fazendo para auxiliar na conservação do planeta. O mais interessante é essa conexão mundial. Porque você desliga a luz aqui e, ao mesmo tempo, uma outra pessoa do outro lado do planeta vai estar fazendo a mesma coisa”, declara.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x