16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Hospital Amaral Carvalho ganha centro inovador de terapia fotodinâmica

Hospital Amaral Carvalho ganha centro inovador de terapia fotodinâmica

18/12/2012 16h21 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Hospital Amaral Carvalho ganha centro inovador de terapia fotodinâmica

Os pacientes com diferentes tipos de câncer que buscam tratamento no Hospital Amaral Carvalho (HAC), localizado em Jaú (300 Km de São Paulo) e uma das principais referências do País na área, poderão contar em breve com um Centro de Terapia Fotodinâmica que irá reunir as mais novas e avançadas técnicas que se utilizam da luz como principal método de combate à doença. Com inauguração prevista para o próximo mês de fevereiro, o Centro é resultado de uma parceria do HAC com as empresas MM Optics e PDT Pharma, o Instituto de Física da USP em São Carlos (IFSC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

 

O Centro de Terapia Fotodinâmica pode ser visto como um desdobramento do projeto “Terapia Fotodinâmica Brasil”, lançado pelas instituições envolvidas no ano passado com o objetivo de tratar, gratuitamente, cerca de 8 mil portadores de câncer de pele não melanoma de todo o Brasil por meio da terapia fotodinâmica (PDT). Para isso, a MM Optics forneceu ao IFSC – responsável pela gestão do projeto e parceiro no desenvolvimento da tecnologia – 100 Linces, equipamento único no mundo que conjuga, em uma única plataforma, a capacidade de realizar o diagnóstico por fluorescência óptica e tratar a doença através da técnica de PDT.

Esses equipamentos já estão em operação em mais de 60 centros médicos do País e caso os resultados sejam os mesmos obtidos durante a fase de testes (com índice de cura superior a 90%), realizada no HAC, a tecnologia será legitimada e poderá ser incorporada ao SUS. Para desenvolver o equipamento, a MM Optics obteve um aporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de R$ 2,3 milhões, enquanto o IFSC obteve R$ 3, 5 milhões do BNDES para coordenar o projeto, treinar profissionais e realizar todos os ensaios clínicos e análise de resultados.

 

Centro – Além de ser o local escolhido para a fase de testes do Programa, o Hospital Amaral Carvalho também é um dos centros médicos que integram o projeto gerido pelo IFSC, sendo a instituição responsável pelo maior número pacientes atendidos, cerca de 300 até o início de dezembro. “Por esses motivos, e levando em conta o pioneirismo e a qualidade do tratamento de câncer oferecido pelo hospital, a escolha do HAC para sediar o Centro de Terapia Fotodinâmica foi um processo natural. A MM Optics fornecerá os equipamentos e dará todo o suporte necessário”, explica o diretor da MM Optics, Fernando Mendonça Ribeiro.

Com 177 metros quadrados, o Centro terá três consultórios médicos com iluminação especial de LED, quatro salas para a aplicação da técnica de PDT com o Lince, uma sala que irá abrigar um novo sistema de PUVA (tratamento de ultra-violeta para transplantados de medula), salas de curativo e expurgo.

Além da realização de tratamentos com tecnologias inovadoras, o vice-diretor do IFSC e um dos idealizadores do projeto, o físico Vanderlei Bagnato, explica que o Centro também será um local para o treinamento e formação de médicos que ainda desconhecem a utilização da terapia fotodinâmica no combate ao câncer. “A ideia é transformar este espaço em um centro de formação. Esperamos receber médicos de todo o País que tenham o interesse em acompanhar os procedimentos”, salienta Bagnato.

A médica dermatologista do HAC, Ana Gabriela Sálvio, revela que nos 300 pacientes já tratados no hospital por meio do programa, o índice de cura se manteve superior a 90% dos casos. “A terapia fotodinâmica é um método eficiente e não-invasivo no tratamento de câncer de pele dos tipos Bowen e basocelular. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais alto o índice de resposta ao tratamento”, destaca a médica.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x