25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Hospital Escola está dentro do prazo, diz Prefeitura

Hospital Escola está dentro do prazo, diz Prefeitura

15/03/2012 12h48 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Hospital Escola está dentro do prazo, diz Prefeitura

Apesar de parecer em alguns momentos que as obras do Hospital Escola estão paralisadas, o secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato, afirmou que as obras estão dentro do cronograma. “O hospital será entregue ainda no primeiro semestre deste ano. Tudo está dentro do cronograma estabelecido atualmente”, afirma. Donato confirmou que em 2011 houve problemas que paralisaram as obras durante um período.

 

Para o secretário, que cuida diretamente da maioria das obras da prefeitura de São Carlos e comanda o maior volume de dinheiro entre todas as secretarias municipais, tudo que envolve o poder público é demorado e passa por muito “trâmites legais”, que geralmente atrasam obras.

“Quando dependemos diretamente de recursos federais sempre há uma grande demora. Veja, quando um deputado destina recursos de emenda parlamentar, este dinheiro demora, muitas vezes mais de um ano para ser liberado. Temos que apresentar projetos, abrir licitação. Uma obra de fato para começar demora dois ou três anos seguindo a legislação e para ser entregue, muitas vezes apenas no último ano de um governo. Isso para obras que dependem exclusivamente de verbas federais”, explica Donato. Segundo ele, por isso a demora para a entrega do hospital municipal.

A compra dos equipamentos para o hospital ainda não aconteceu. “Temos o dinheiro liberado, porém não poderíamos fazer a compra dos equipamentos do hospital antes do término das obras. Se comprássemos hoje até colocá-los em funcionamento perderíamos a grande parte da garantia de fábrica, além disso, a tecnologia avança. Por isso temos que aguardar a finalização das obras, para depois comprarmos os equipamentos”, disse.

Para o pleno funcionamento do 2º módulo do Hospital Escola, Donato acredita que isso deva acontecer mais para o final do ano, uma vez que há necessidade da licitação da compra e uma revisão no modelo de gestão do hospital.

Sobre uma possível federalização, Donato foi taxativo e afirmou que nunca foi discutido este tema e que o hospital será municipal, mas contará com recursos do Ministério da Saúde e também do Ministério da Educação, uma vez que servirá para como “escola” para os alunos do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x