25 de Outubro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > HU-UFSCar realiza exames de mamografia em celebração ao Outubro Rosa

HU-UFSCar realiza exames de mamografia em celebração ao Outubro Rosa

Pacientes podem agendar o exame gratuito diretamente com o Hospital

14/10/2021 12h42 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
HU-UFSCar realiza exames de mamografia em celebração ao Outubro Rosa Foto: Reprodução / Freepik

Entre os dias 13 de outubro e 13 de novembro, o Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar/Ebserh/MEC) realizará exames de mamografia gratuitos a partir de agendamentos feitos diretamente com a Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados do HU, sem a necessidade de encaminhamento médico. A ação integra os esforços da campanha nacional Outubro Rosa, que visa fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e estimula a participação da população e de entidades na luta contra a doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença no Brasil, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. O Inca também reforça que a incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia.

Além dos dados crescentes da incidência da doença, a pandemia da Covid-19 também impactou na queda da procura por exames de mamografia, visto que muitos serviços eletivos foram suspensos em virtude do contexto sanitário imposto pelo coronavírus. “Contudo, observou-se a baixa procura para realização dos exames de mamografia, mesmo após a retomada gradual dos serviços de saúde. Entendemos que reflexos da pandemia podem ter gerado uma demanda reprimida para atendimento médico na Atenção Básica, dificultando o acesso para as mulheres solicitarem o pedido do exame de mamografia”, relata Francisca Erilene Rodrigues de França, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem HU-UFSCar.

Diante disso, a proposta do HU é desenvolver uma campanha para incentivo dos cuidados à saúde da mulher, promovendo entre seus funcionários e a população em geral a oportunidade de realizar o exame de mamografia sem a necessidade de um pedido médico, com agendamento direto com o Hospital.

“Com a campanha, esperamos diagnosticar precocemente lesões mamárias e proceder com os encaminhamentos necessários, contribuindo efetivamente para o cuidado. Durante a campanha, além dos exames de mamografia, também orientaremos sobre a importância da busca por sinais de alerta. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis e, na observação de alterações, devem procurar uma unidade de saúde para exame clínico por um profissional”, ressalta Francisca Erilene de França. Ela também destaca que o diagnóstico precoce da doença favorece prognósticos mais positivos para as pacientes.

PÚBLICO E ATENDIMENTO – Essa ação do HU é voltada ao atendimento de mulheres com os seguintes perfis: idade maior que 40 anos e realizando primeiro exame de rastreamento; idade entre 40 e 69 anos, cuja última mamografia foi realizada há pelo menos um ano; idade entre 40 e 69 anos que estão em acompanhamento mamográfico e que necessitam de controle a cada seis meses. O agendamento deve ser realizado pelo telefone (16) 3509-2438, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h. Os exames serão realizados de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e os resultados estarão disponíveis por via eletrônica após sete dias úteis.

LIVE SOBRE O TEMA – No dia 21 de outubro, às 15 horas, haverá uma live no canal do HU no Youtube (www.youtube.com/c/HUUFSCar) sobre o tema “Outubro Rosa: a gente precisa tocar nesse assunto”. Serão transmitidas três palestras ligadas ao tema central: “Aspectos Gerais do Câncer de Mama”, com a médica radiologista do HU Luciana Buffa Verço; “Quebrando o tabu sobre o exame de mamografia”, com a técnica em Radiologia do HU Nelikim Gomes de Molfetta; e “A Influência do Outubro Rosa no Autocuidado”, com a técnica de enfermagem do HU Nilirem Leal. A moderação da atividade será de Francisca França e a transmissão é aberta a todo o público.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x