25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > IAU-USP recebe lançamento de livro de Nabil Bonduki e Ana Paula Koury

IAU-USP recebe lançamento de livro de Nabil Bonduki e Ana Paula Koury

04/12/2014 16h34 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
IAU-USP recebe lançamento de livro de Nabil Bonduki e Ana Paula Koury

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos será palco na próxima segunda-feira, 8, do lançamento do livro “Pioneiros da Habitação Social na Brasil”, de autoria dos arquitetos Nabil Bonduki (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP São Paulo) e Ana Paula Koury (Universidade São Judas Tadeu), obra publicada pela Editora da Unesp. O evento será realizado às 18h30, no Auditório “Paulo de Camargo e Almeida”, no próprio IAU.

Segundo os autores, trata-se de uma publicação de fôlego, que foi iniciada há 17 anos no então Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e que abarcou toda a produção dos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAP) e da Fundação da Casa Popular (FCP), no período de 1930 até 1964. Para Bonduki e Ana Paula tal período tem um significado muito importante para o Brasil, iniciando pela chamada Era Vargas, em que foi formulada uma política de habitação de caráter estatal, operada pelos organismos previdenciários sindicais e, a partir de 1946, com a instalação da FCP, para orientar nacionalmente a produção habitacional.

“A partir de 1930 são construídas as origens da habitação social no país, de âmbito estatal, superando a produção rentista privada, permitida pelo Estado liberal do período imediatamente anterior, da chamada República Velha”, explica Bonduki.

O livro consta de três volumes. No primeiro, o arquiteto mostra o panorama de todo o período citado, avançando para os dias atuais com a problematização da produção estatal de habitação. No segundo volume, ele e Ana Paula apresentam o inventário da produção de habitação no período em todo o Brasil. No último volume, ambos destacam 11 casos de conjuntos residenciais entre 1930-1964, considerando-os como “11 propostas para o morar moderno”.

A obra é considerada por especialistas como fundamental, tanto pelo caráter de inventário amplo e detalhado, quanto pela discussão construída ao longo de quase duas décadas sobre os caminhos da produção habitacional no país, seus contratempos e suas limitações impostas pela complexidade da produção da habitação como bem de uso num quadro da cadeia de construção civil que trata a habitação como mercadoria.

O lançamento do livro ainda contará com a participação da pesquisadora Vera Cepeda, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que tratará no evento do tema do desenvolvimento no período indicado. Após a apresentação do trabalho pelos autores também será promovida uma reflexão de colegas pesquisadores do IAU – Carlos Ferreira Martins, Carlos Roberto Monteiro de Andrade, Sarah Feldman e Renato Anelli – que participaram do processo de diferentes formas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x