25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté – Cidade realiza vacinação contra poliomielite

Ibaté – Cidade realiza vacinação contra poliomielite

13/08/2015 13h32 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Ibaté – Cidade realiza vacinação contra poliomielite

O “Dia D” de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para atualização do cartão de vacinas será no próximo sábado, 15, das 8h às 17h em todas as unidades de saúde do município de Ibaté.

A população alvo para vacinação contra a pólio são as crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, estima-se vacinar durante a campanha 2.100 crianças nessa faixa etária.

É importante que os pais ou responsáveis das crianças compareçam a unidade de saúde mais próxima de sua residência portando a caderneta de vacinação para mantê-la atualizada. “A imunização contra a poliomielite é muito importante para as crianças, por isso pedimos a colaboração de todos os pais, para que compareçam com seus filhos, pois vacinar é um gesto de amor”, explica a enfermeira Francisca Franças.

Os Pontos de Atendimento na cidade serão as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Icaraí, Jardim Mariana, Jardim Nosso Teto e Jardim Cruzado I e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Cruzado e Santa Terezinha.

 

POLIOMIELITE – Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórias. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu em 1989. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra pólio é acima dos 95% – considerada um exemplo para o restante do mundo.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x