25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté – Escola desenvolve atividades com alunos sobre Dia do Folclore

Ibaté – Escola desenvolve atividades com alunos sobre Dia do Folclore

21/08/2015 14h12 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Ibaté – Escola desenvolve atividades com alunos sobre Dia do Folclore

Em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado internacionalmente no dia 22 de agosto, diretores, professores e coordenadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Brasilina Teixeira Ianoni” estão desenvolvendo durante toda a semana, atividades com os alunos sobre o tema.

Segundo o coordenador de Educação Física, Alexandre Gaspar, é satisfatório trabalhar temas relacionados a historias populares, pois é uma forma de incentivar a imaginação das crianças além de resgatar brincadeiras antigas. “Queremos trazer de volta para as nossas crianças brincadeiras que os pais brincavam na infância, como peteca, balangandã, telefone sem fio, amarelinha, nunca três, pipas entre outras que não são mais praticadas pelos alunos fora do ambiente escolar, por falta de espaço, por causa das novas tecnologias entre outros fatores”, conta.

Para a diretora Tânia Picinin Duvra, é gratificante ver o resultado do trabalho realizado por toda equipe da escola. “Vale ressaltar que além de desenvolver as atividades folclóricas, o professor de Educação Física, Carlos Alberto trabalhou sobre a origem, algumas curiosidades e quais os cuidados que temos que ter ao soltarmos pipas para evitarmos acidentes. É importante destacar também que o trabalho está sendo realizado de forma interdisciplinar, onde os professores PEB I e o professor de Educação Física, desenvolveram todo projeto com o objetivo de tornar o aprendizado mais atrativo e proveitoso para os alunos”, declara.

O evento conta com a participação dos pais, onde junto com seus filhos, brincam e se divertem.

Para o prefeito Alessandro Magno de Melo Rosa (PSDB), a iniciativa dos professores em trabalhar a questão nas salas de aulas e o grande interesse dos alunos o deixa muito feliz, sabendo que a Educação do município é uma referência de qualidade. “Além de trabalhar as datas comemorativas, trabalharam sobre os cuidados de algumas brincadeiras, o que é muito importante para evitarmos acidentes. Agradeço e parabenizo todos os professores, de todas as escolas pelo importante trabalho que desempenham junto aos nossos alunos e agradeço aos pais, que participam e prestigiam as atividades”, ressalta.

 

FOLCLORE – O Folclore é o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo passado de geração em geração. É o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. A palavra Folclore vem do inglês pela junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria popular) significando sabedoria do povo. No Brasil, o Folclore só começou a receber atenção da elite na metade do século XIX, durante o Romantismo.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x