26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté: Escola Municipal “Julio B. Mendes” celebra Dia da Independência do Brasil

Ibaté: Escola Municipal “Julio B. Mendes” celebra Dia da Independência do Brasil

11/09/2019 07h35 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Ibaté: Escola Municipal “Julio B. Mendes” celebra Dia da Independência do Brasil

A Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro foi um dos acontecimentos que mudou os rumos de nossa nação. Pensando nisso, a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou durante toda a semana com seus alunos de forma interdisciplinar sobre a história dessa importante data.

Para o diretor Alexandre Moraes Gaspar, uma das funções da Unidade de Ensino é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade. “É importante a escola ensinar e praticar em seu dia a dia valores, costumes e conhecimentos que levem o aluno a adquirir condições para efetivar a formação humana e social. Celebrar o dia 7 de setembro não é só comemorar uma data cívica ou cumprir com a proposta do calendário escolar, mas sim, informar, formar, atualizar informações e fazer com que o aluno cresça em conhecimentos e valores”, ressaltou Gaspar.

Segundo o diretor, destacar esse fato tão importante da nossa história tem como objetivo valorizar junto aos alunos, o Brasil como um país diversificado, desde sua formação humana, suas riquezas e suas belezas naturais. “Os alunos vivenciaram a semana com muito entusiasmo e demonstraram interesse em participar das atividades. Na sala de aula os professores PEB I relembraram a história, o contexto e a importância da data; durante as aulas de informática da professora Bruna os alunos assistiram vídeos relacionados ao tema; já nas aulas de música do professor Fernando eles aprenderam com detalhes a letra do Hino da Independência; e nas aulas de Educação Física do professor Christiano aprenderam de forma lúdica sobre esse marco histórico para nosso país”, finalizou Gaspar. 

Para o prefeito José Luiz Parella (PSDB) o dia 7 de setembro é mais do que uma simples data, é o símbolo da liberdade de uma pátria. “Comemorar esta data é importante para entendermos nossa história. Ensinar nossas crianças a valorizarem esse dia é um grande passo para a formação de cidadãos conscientes, reforçando nossa cultura e fazendo do Brasil um país mais humano. Parabéns para direção, coordenação, professores e funcionários da escola Julio Mendes por trabalhar um tema tão relevante”, finalizou o chefe do executivo.

Contexto Histórico

O dia 7 de setembro de 1822 foi muito importante na História do Brasil, pois foi nesta data que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal.  

Dom Pedro vinha sofrendo forte pressão das cortes portuguesas para retornar para Portugal. A metrópole percebia que estava perdendo, aos poucos, o controle político do Brasil. As cortes portuguesas demonstravam forte interesse em recolonizar o Brasil, eliminando focos de resistência. A presença de Dom Pedro no Brasil atrapalhava estes interesses portugueses, porém o príncipe regente também sofria pressões da elite brasileira que estava ávida pela independência do país.

Na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após retornar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nesta carta, a corte portuguesa exigia obediência às ordens metropolitanas e seu retornou imediato a Portugal. Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do Ipiranga”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x