25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté: Saúde alerta população da importância de se cuidar da voz

Ibaté: Saúde alerta população da importância de se cuidar da voz

16/04/2015 13h02 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Ibaté: Saúde alerta população da importância de se cuidar da voz

Nessa quinta-feira, 16, é comemorado o Dia Mundial da Voz. Os profissionais na área de fonoaudiologia estão empenhados em difundir os cuidados e alertar a população sobre as complicações causadas pelo mau uso da voz.  

A fonoaudióloga do Departamento de Saúde de Ibaté Danielle Nascimento comenta que as pessoas normalmente não tomam os cuidados necessários com a voz e esquecem sua importância no dia a dia, para uma comunicação verbal clara e eficiente.

“Várias atitudes inadequadas com a saúde podem comprometer a preservação e a boa qualidade da voz. É essencial tomarmos alguns cuidados para evitar transtornos mais graves, como lesões, nódulos, fendas ou até mesmo câncer de laringe”, destacou a fonoaudióloga.

Danielle alerta as pessoas sobre alguns sintomas que merecem atenção especial como rouquidão persistente, perda da voz, dor ou ardência na garganta, dificuldade de engolir e de respirar, nestes casos é aconselhável procurar um profissional para uma avaliação e assim evitar maiores complicações.

“O Brasil é um país com maior incidência de câncer de laringe, que tem grandes possibilidades de cura quando diagnosticada no inicio. Por isso, é muito importante consultar um médico otorrinolaringologista sempre que suspeitar de problemas com sua garganta”, declarou.

Como cuidar da sua voz

Não fumar, falar sem esforço, não gritar e cochichar, manter o volume normal da voz, articular bem as palavras, manter uma boa postura corporal ao falar e cantar. Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos e em ambientes ruidosos; quando gripado ou com alguma crise alérgica. Não pigarrear excessivamente, ingerir muito líquido em temperatura fresca ou ambiente, evitar bebidas alcoólicas, evitar alimentos que causem azia ou má digestão como frituras, leite, chocolate. Evitar ambientes com muita poeira, mofo ou cheiros fortes. Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas, use roupas confortáveis.

Fique atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.

No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x