20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > ICMC transmite palestra sobre futuro da pesquisa em computação

ICMC transmite palestra sobre futuro da pesquisa em computação

20/03/2013 13h16 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
ICMC transmite palestra sobre futuro da pesquisa em computação

Um dos pioneiros da área de ciência da computação, o pesquisador John Hopcroft (Cornell University, EUA), ministrará a palestra Future directions in computer science research, nesta sexta-feira, 22, às 14h, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP em São Paulo, capital.

A palestra será transmitida ao vivo pelo IPTV. No campus de São Carlos, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) irá transmitir a palestra no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, possibilitando interação do público com o palestrante por meio de videoconferência.

Em sua apresentação, Hopcroft explanará sua visão do futuro da área que, segundo ele, encontra-se em profunda transformação com a confluência da computação e comunicação. O pesquisador falará sobre a emergência das redes sociais e a grande massa de informação disponível em forma digital e a consequente mudança de foco da pesquisa na área para a investigação da estrutura de redes e a extração de informação de grandes volumes de dados.

Hopcroft é conhecido tanto pelos seus trabalhos de pesquisa como pelas monografias clássicas sobre algoritmos, linguagens formais e autômatos, que moldaram a área de ciência da computação em sua fase formativa nas décadas de 1960 e 1970. Recebeu o A. M. Turing Award em 1986, o IEEE Harry H. Goode Memorial Award em 2005 e a IEEE John von Neumann Medal em 2010.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x