24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Idosos se aglomeram na Praça do Mercado em meio à piora da pandemia

Idosos se aglomeram na Praça do Mercado em meio à piora da pandemia

Faixa etária está no grupo de risco da Covid-19 e mesmo com restrições, segue aglomerando em pontos da cidade

07/03/2021 08h27 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Idosos se aglomeram na Praça do Mercado em meio à piora da pandemia Foto: Jornal Primeira Página

Até sexta-feira (5), São Carlos contabilizava 10.733 casos positivos para COVID-19, com 143 óbitos confirmados e taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS para adultos em 95%. Ainda assim, era possível observar idosos fazendo aglomerações na Praça do Mercado Municipal, mesmo com as restrições de circulação da fase vermelha do Plano São Paulo.

Para tentar conter aglomerações no local, a Prefeitura instalou grades para impedir as pessoas de sentarem nos bancos da praça. Porém, os idosos as utilizavam como escora, e se aglomeravam em pequenos grupos para conversarem. De acordo com dados da Fundação SEADE, os idosos acima de 60 anos representam 86% das mortes por Covid-19 em São Carlos.

Em outros pontos da cidade, também foi possível observar aglomerações na sexta-feira. Lotéricas e bancos tinham filas grandes de pessoas que foram sacar o salário ou efetuar o pagamento de contas. No entanto, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou uma série de restrições para cidades na fase vermelha que começaram a valer ontem (6).

Entre as restrições, consta que o expediente segue em horários específicos para os tipos de clientes. O horário das 9h às 10h será para atendimento exclusivo ao grupo de risco, como pessoas acima dos 60 anos e gestantes. Os demais clientes serão atendidos entre 10h e 15h.

As agências bancárias passam também a atender apenas casos considerados absolutamente prioritários, restringindo a entrada de clientes. Os funcionários das agências farão triagem do atendimento para avaliar cada caso e evitar aglomerações nas unidades.

De acordo com o Plano SP, a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

As Prefeituras também podem impor medidas ainda mais restritivas devido à gravidade dos indicadores locais de epidemiologia e capacidade hospitalar, como já ocorre em diversos municípios no interior e região metropolitana da capital.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x