25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > II Semana de Economia Solidária de São Carlos começa amanhã

II Semana de Economia Solidária de São Carlos começa amanhã

15/12/2019 00h06 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
II Semana de Economia Solidária de São Carlos começa amanhã Foto: Divulgação

A Semana da Economia Solidária de São Carlos é uma conquista recente, refere-se à Lei nº 18.981 de 1º de Março de 2019 e compõe o calendário oficial de eventos de São Carlos, dando visibilidade à esse projeto político de desenvolvimento econômico e solidário.
A outra economia, como é conhecida a Economia Solidária é uma forma diferente de viver o mundo e de fazer a Economia. É uma economia que se preocupa com as pessoas, com a natureza, com as nossas relações, é uma forma de pensar a economia colocando a VIDA e o BEM VIVER em primeiro lugar.
Por representar um projeto político de sociedade, dizemos que a economia solidária é também um movimento social. Ela é construída por muitas pessoas engajadas na construção de forma justa, inclusiva e solidária de pensar e viver a economia.
Os principais valores que orientam nossas práticas são: autogestão; cooperação; solidariedade; democracia; ação econômica; centralidade no ser humano; valorização da diversidade; emancipação; valorização do saber local; formação permanente e continuada; justiça social e cuidado com o meio ambiente.
A I Semana de Economia Solidária aconteceu entre os dias 14 a 20 de dezembro de 2018 com uma vasta programação que contou com palestras, rodas de conversa, oficinas e shows na Praça XV de Novembro. Teve como objetivo divulgar a Economia Solidária na cidade.
O dia 15 de dezembro foi escolhido como Dia Nacional da Economia Solidária e a data – uma homenagem ao ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988 por sua luta em defesa dos povos da Amazônia – sempre enseja reflexões sobre conquistas e desafios, bem como atividades comemorativas.
A II semana correrá de 16 a 21 de Dezembro de 2019 no Centro Público de Economia Solidária
e com encerramento na Praça XV de Novembro. O tema desse ano é a integração entre os Conselhos Municipais, Coletivos e Movimentos Sociais.
Programação
16 de Dezembro de 2019 (segunda-feira)
16 h – Abertura da II Semana de Economia Solidária de São Carlos: histórico da luta do movimento de economia solidária em São Carlos e Encontro dos Conselhos Municipais
Local: Centro Público de Economia Solidária “Hebert de Souza – Betinho”. Rua José Bonifácio nº 885 – Centro – São Carlos – SP
18 de Dezembro de 2019 (quarta-feira)
14 h –  Encontro dos Movimentos Sociais de São Carlos
Roda de Conversa Sobre o Histórico das Conquistas de Movimento de Economia Solidária de São Carlos-SP
A Economia Solidária propõe o desenvolvimento local e sustentável para a melhoria da vida da maioria das pessoas. A busca do bem coletivo, de forma democrática e autogestionária.
Local: Centro Público de Economia Solidária “Hebert de Souza – Betinho”. Rua José Bonifácio
nº 885 – Centro – São Carlos – SP
21 de Dezembro de 2019 (sábado)
15:30 h – Outra economia é possível? Roda de conversa sobre economia solidária com a Equipe do Projeto Rede EcoSanca – NuMI-EcoSol/UFSCar
18:00 h – Encerramento com o Show de Nara Dom às 18 h 
Local: Praça XV de Novembro

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x