19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Implantação de semáforos divide opiniões

Implantação de semáforos divide opiniões

26/04/2012 08h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Implantação de semáforos divide opiniões

A futura implantação dos semáforos no cruzamento da avenida Comendador Alfredo Maffei com as ruas Riachuelo e Conde do Pinhal, que apresenta alto fluxo veicular no pico da tarde, divide opiniões de usuários das vias. Pedestres, que encontram dificuldades em cruzar as ruas às 18h, consideram a medida positiva, porém, enquanto alguns condutores acreditam que os semáforos trarão maior fluidez, outros pensam que eles contribuirão para intensificar o congestionamento na região.

Para o comerciante Jorge Paiva, 35, que diariamente passa a pé pelo local, o semáforo será benéfico, pois como o equipamento tende a organizar o trânsito, o pedestre poderá transitar com mais segurança. “Vejo como uma medida favorável. É uma oportunidade de o pedestre transitar sem correr riscos. Claro que para alguns causará desconforto, assim como toda mudança, que agrada a uns e desagrada a outros”, afirma.

O administrador William Barbosa, 49, que utiliza a rua Riachuelo para chegar ao trabalho, também vê a implantação do semáforo como uma medida positiva, pois acredita que, além de estruturar o trânsito, irá aumentar a sua fluidez. “As ruas adjacentes acabam virando reféns da avenida Comendador Alfredo Maffei. Eu, por exemplo, quando eu chego na rotatória, como a preferencial é de quem vem pela esquerda, acabo perdendo muito tempo naquela parada. Com o semáforo é garantia de que uma em determinado momento a preferencial será também dos que vêm pela rua Riachuelo ”, opina.

No entanto, o comerciante Mariano Alves, 56, acredita que o congestionamento irá piorar. Segundo ele, como o tempo que os condutores ficarão parados será maior, a tendência é que mais carros se acumulem, influenciando, inclusive, o trânsito da região central. “Vai virar um caos. Quem vem pela Alfredo Maffei sentido centro/bairro, provavelmente vai ficar parado na fila de carros que deve se formar até a rua Jesuíno de Arruda, no centro”, avalia.

De acordo com José Bernardes Felex, engenheiro civil especialista em sistemas de tráfego, é evidente que a medida facilitará a vida dos pedestres. No entanto, se vai piorar ou não para os condutores de veículos, irá depender da engenharia de funcionamento do equipamento e de que maneira ele será regulado. “Nós percebemos que os semáforos implantados na cidade possuem um sistema bastante avançado. Talvez no início, alguns problemas de operação sejam notados, no entanto, isso é normal, pois o equipamento necessita de um tempo para ser adaptado ao fluxo da região”, explica.

De acordo com informações da Secretaria de Transporte e Trânsito foram desenvolvidos estudos prévios no local e, como o fluxo veicular na região era intenso, constatou-se a necessidade da implantação do dispositivo eletrônico.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Elomir Perussi
Elomir Perussi
11 anos atrás

São Carlos precisa urgente de vários viadutos e não de mais semáforos que congestionam ainda mais o trânsito.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x