24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Inadimplência cai 15,84% no primeiro trimestre

Inadimplência cai 15,84% no primeiro trimestre

04/04/2012 16h55 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Inadimplência cai 15,84% no primeiro trimestre

Os dados registrados pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mantido pela Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), apontam uma queda de 15,84% na inadimplência nos primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2011. Entre janeiro e março de 2012 houve a inclusão de 5.618 consumidores no cadastro de inadimplentes. Nos três primeiros meses do ano passado este número chegou a 7.389 consumidores.

Levando-se em conta apenas o mês de março de 2012, houve uma queda de 19,52% no registro de inadimplentes em comparação ao mesmo período do ano anterior, de 34,21% na inadimplência. No terceiro mês do ano passado, 2.765 pessoas passaram a fazer parte da lista dos maus pagadores contra 2.225 de março deste ano.

De forma contraditória, os números mostram que a recuperação do crédito, ou seja, o número de consumidores que pagaram dívidas antigas e deixaram a lista de inadimplentes, caiu em 10,55% entre janeiro e março deste ano. Neste período foram registradas 6.888 exclusões contra 7.701 do mesmo período de 2011.

Os dados de março também apontam queda nas exclusões, mas bem mais modesta: 2,19%. No terceiro mês de 2011 houve um total de 2.277 são-carlenses que “limparam” o nome no sistema de crédito. No mesmo período deste ano, 2.227 consumidores também deixaram os registros de inadimplentes.

Segundo o presidente da Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Alfredo Maffei Neto, a taxa de inadimplência no município apresentou uma considerável diminuição no primeiro trimestre de 2012, o que significa que um número maior de consumidores conseguiu liquidar suas dívidas, em comparação ao mesmo período de 2011. “Para os próximos meses, esperamos seguir a tendência nacional, isto é, uma queda ainda maior dos índices, levando em consideração os bons indicadores do mercado de trabalho, a expansão da renda real e também as perspectivas de queda na taxa Selic”, justifica.

Para Maffei Neto, os créditos que realmente puxam a inadimplência são os bancários, ou seja, aqueles que têm grandes provisões para devedores e, portanto, terão pouco impacto sobre o varejo. “As dívidas com atraso superior a 90 dias feitas no cartão de crédito apresentam a maior participação na taxa global de inadimplência. No entanto, são as dívidas com financiamentos de veículos que crescem mais”, alerta.

O presidente do Sincomercio, Paulo Gullo, afirma que após um salto no início do ano, a inadimplência recuou em seguida. “Como já disse antes é uma situação normal, pois principalmente em janeiro e fevereiro, o consumidor está às voltas com os gastos de início de ano em impostos, como IPVA e IPTU, material escolar e etc. A tendência é que tenhamos números ainda melhores no trimestre seguinte”.

A Acisc possui o SCPC/Recuperação, uma equipe que realiza acordos de uma forma simples amigável, para que o inadimplente pague sua dívida e continue gerando lucros ao comerciante. Este serviço está localizado na Unidade Acisc do Mercado Municipal (Box 2). Telefones: (16) 3501 5444 e 3501 5252.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x