24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Iniciada obras do Instituto Federal

Iniciada obras do Instituto Federal

21/03/2012 09h15 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Iniciada obras do Instituto Federal

Nesta segunda-feira, 19, foi lançada a pedra fundamental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus que terá cerca de8.000 m²(área da UFSCar), incluindo hangar de aeronaves e 24 laboratórios específicos para o curso e uma oficina de mecânica completa.

Participaram da solenidade, o prefeito Oswaldo Barba, o vice-prefeito, Emerson Leal, o deputado Federal, Newton Lima Neto, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, o diretor Geral do Campus, Natanael de Carvalho Pereira, o coordenador de Engenharia da TAM (representando Álvaro Augusto, diretor da Qualidade da TAM), Sérgio Ricardo da Hora e o prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla.

O campus em construção é o primeiro do Instituto Federal cujas instalações são feitas no interior de um campus universitário, na UFSCar, que, inclusive, cederá salas e laboratórios até a construção de seu prédio definitivo.

O prefeito Barba aponta o momento como uma importante comemoração de um ideal que teve início há alguns anos, entre a UFSCar e o próprio instituto. “Era um desafio, hoje uma realização, uma conquista. A vinda do Instituto Federal terá papel importantíssimo na formação de novos profissionais, com a abertura de novas vagas públicas. E a Prefeitura de São Carlos dará todo o apoio a essa iniciativa. Agradeço a confiança no trabalho de nossa cidade”, destacou Barba, junto ao destaque dado ao curso de Manutenção em Aeronaves existente na cidade e que ambos atuarão no processo de formação de novos profissionais.

De acordo com o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, o investimento inicial para a construção do campus será de cerca de R$ 20 milhões. Hoje são 25 campi do Instituto Federal em funcionamento, quatro em obras, oito na fase 3 das obras, além do de Araras, totalizando 39 campi, atuando com educação profissional em todos os níveis. São cerca de 20 mil alunos que estão vinculados à instituição, número que deve chegar a 50 mil, de acordo com o Reitor do Instituto. “Somos vetor do desenvolvimento da própria UFSCar e da cidade de São Carlos. O Instituto Federal é extremamente ávido por desafios, principalmente depois de 2004, momento em que passamos por expansão, mudando um cenário de acanhamento em que o instituto vivia”, relembrou.

O Diretor do Campus, Natanel de Carvalho Pereira, destacou que atualmente o campus possui 550 alunos matriculados, sendo 392 no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 88 do curso Técnico em Comércio, 40 alunos no curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves e 30 do curso Integrado ao Ensino Médio de Informática para Internet.

O deputado Federal, Newton Lima, parabenizou a extraordinária expansão do ensino federal no país, graças ao empenho de políticas durante os governos Lula e Dilma Rousseff. Destacou ainda a implantação de um campus do Instituto Federal na área da UFSCar em Araras, entre outros aproximadamente 200 campi no país. “Fico impressionado com a ousadia da UFSCar ao receber um campus do Instituto Federal, medida que irá expandir consideravelmente as vagas de ensino públicas, gratuitas. Estamos construindo a primeira cadeia de ensino produtivo do setor aeronáutico”, destacou Newton.

Para o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho este é um momento de comemoração. “É a UFSCar atuando na expansão de vagas públicas por meio de uma parceria inédita. Tenho certeza de que depois de Araras, virá o campus em Sorocaba e assim por diante”, planejou. “E com certeza a cidade de São Carlos ganhará muito com isso”, completou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x