26 de Fevereiro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Inovação compõe rede de universidades públicas da América Latina

Inovação compõe rede de universidades públicas da América Latina

UFSCar lecionou sobre Propriedade Intelectual aos participantes da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)

23/02/2021 10h26 - Atualizado há 3 dias Publicado por: Redação
Inovação compõe rede de universidades públicas da América Latina Foto: Divulgação

Do dia 8 a 19 de fevereiro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio de sua Agência de Inovação, compôs o corpo docente do curso virtual “Proteção de invenções no âmbito científico e acadêmico”, da Escola de Verão da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), com sede na Universidad Nacional de Córdoba. O curso foi organizado pelas instituições: Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo), Universidad Nacional del Nordeste (UNNE), Universidad Nacional del Litoral (UNL), Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) e UFSCar.

A conferência de abertura contou com a presença de autoridades das universidades participantes na manhã do dia 8 de fevereiro. Em sua fala, a responsável pela organização, Ma Lorena Talbot Wright, da Universidad Nacional de Córdoba, agradeceu o intercâmbio de ideias para a formação do curso, demonstrando grande satisfação após longo ano de trabalho. “Este curso superou nossas expectativas a respeito do intercâmbio de conhecimento com os demais países. Esperamos que seja o primeiro de muitos, pois temos muita alegria em trabalhar de maneira colaborativa com os docentes e, agora, com todos os participantes, não somente pesquisadores, mas profissionais de diferentes áreas do conhecimento”, afirmou.

O programa de atividades teve uma carga horária total de 40 horas e abordou temas como: Ativos tecnológicos; Conceito de patente e invenções no campo tecnológico científico; Utilidade e requisitos de patenteabilidade; Legislações comparadas em matéria de patente na Argentina, Bolívia e Brasil; Pesquisa e análise tecnológica; Banco de dados internacional e nacional; e Reivindicações.

A Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), criada, em 1991, em resposta aos desafios da gestão universitária na América Latina, é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que, por suas semelhanças em termos de vocações, públicos, estruturas acadêmicas e níveis de serviços, desenvolvem atividades de cooperação. Esse conjunto de universidades logo compreendeu a necessidade de unir-se para trabalhar para a excelência e qualidade do Ensino Superior público.

Para Nayara Gaban, representante da UFSCar na concepção da Escola de Verão da AUGM e responsável pela Proteção da Propriedade Intelectual da Agência de Inovação, foi um prazer imenso poder contribuir, por meio da Universidade, com uma Associação tão dedicada à ciência e à inovação em escala mundial. “Esperamos que os participantes tenham desfrutado ao máximo dessa oportunidade tão rica de capacitação e interação entre os países envolvidos da América Latina”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x