23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Interação: Turismo participa de preparação para 67ª Reunião da SBPC

Interação: Turismo participa de preparação para 67ª Reunião da SBPC

23/06/2015 08h07 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Interação: Turismo participa de preparação para 67ª Reunião da SBPC

 

O departamento de Fomento ao Turismo da secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência & Tecnologia de São Carlos, participa ativamente dos preparativos da cidade para a realização da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A UFSCar iniciou a preparação de cerca de 740 estudantes da instituição que vão atuar como monitores durante o evento, que será realizado de 12 a 18 de julho no campus de São Carlos. 

Na última semana, o jornalista e historiador Marco Rogério Duarte, que é chefe de Divisão de Planejamento Turístico, proferiu palestras com o tema “Aspectos históricos e Turísticos de São Carlos”, destacando a história de São Carlos desde o período áureo do café, no Século XIX, até os dias de hoje, em que o município se destaca pela produção científica e pela implantação de novas empresas, como a Airship, que vai fabricar dirigíveis para transporte de carga e a Orygen, que vai atuar na área de biotecnologia. “Na verdade, a realização do 67ª Reunião da SBPC vai carimbar o título de Capital da Tecnologia que São Carlos ostenta. Estamos escrevendo a história”, afirmou Duarte.

O trabalho preparatório também abordou vários outros temas, buscando preparar os estudantes para a participação efetiva no Encontro da SBPC. Está sendo destacada a relevância do evento para o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e para a comunidade acadêmica.

O diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, André Ricardo Frujuelle, ressalta que o governo municipal, por determinação do prefeito Paulo Altomani, é parceiro da UFSCar para a realização do importante evento que reunirá milhares de cientistas em São Carlos. “Nosso objetivo é dar todo o respaldo para garantirmos o sucesso deste grande evento”. 

 

TEMA – “Luz, Ciência e Ação” é o tema central definido para a 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ― SBPC, que acontecerá entre 12 e 18 de julho no campus da UFSCar.

O tema escolhido é alusivo ao Ano Internacional da Luz, que em 2015 será celebrado em diversos países, por decisão da Assembleia Geral da ONU, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde. Embora o tema central tenha forte conteúdo tecnológico associado à luz, a presidente da SBPC ressalta que todas as áreas do conhecimento serão contempladas na programação científica, como sempre ocorre nas reuniões anuais. “O tema da luz está vinculado a todas as áreas e tem implicações diretas também no campo das humanidades. Portanto, estamos chamando todas as sociedades científicas a participarem ativamente da nossa próxima reunião anual”, conclama Helena Nader.

 A 67ª. Reunião Anual da SBPC será aberta no dia 12 de julho, domingo e se estenderá até o sábado, dia 18, quando será realizado pela segunda vez o Dia da Família na Ciência. Essa nova atividade obteve grande participação de público em sua primeira edição, realizada no último dia da 66ª. Reunião Anual, na Universidade Federal do Acre, em julho de 2014. Também será organizada a ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia, com uma maior participação de empresas de base tecnológica, devido ao ambiente propício da cidade de São Carlos. Ainda pela segunda vez acontecerão os eventos simultâneos SBPC Extrativista e SBPC Indígena, realizados pela primeira vez com sucesso, durante a última reunião anual no Acre.

As inscrições são feitas online, pelo site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home . O prazo de inscrição online sem resumo vai até o 6 de julho de 2015.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x