25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Itirapina – Audiência pública discute segurança

Itirapina – Audiência pública discute segurança

28/05/2015 12h31 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Itirapina – Audiência pública discute segurança

Na noite da última segunda-feira, 25, foi realizada na Câmara Municipal de Itirapina uma audiência pública para discutir a segurança na cidade. Na ocasião, a Polícia Militar apresentou dados e explicou sobre a importância de mais policiais nas ruas e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). 

O capitão da PM, Ademar Gregolim Junior, comandante da 2ª Companhia do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), que corresponde às cidades de Itirapina, Brotas, Analândia e Torrinha, foi o responsável pela apresentação e também pode tirar dúvidas dos presentes. 

De acordo com Gregolim, o objetivo do encontro foi apresentar à comunidade local as ações realizadas pela Polícia Militar, com índices/indicadores criminais, os resultados obtidos, bem como franquear e tentar estimular a participação e o envolvimento da sociedade.

Dos números apresentados, o que mais chamou a atenção foi o de roubos longe da cidade, de um total de 11 registros desse tipo de ocorrência, 70% aconteceu fora da área urbana, sendo na área rural ou em rodovias; apenas 30% foram dentro do município, onde em 10% dos casos os criminosos foram presos em flagrante. 

O comandante da PM destacou que a ênfase do policiamento comunitário tem como filosofia deixar a comunidade nomear seus problemas e buscar solucioná-los em parceria com a polícia.

Outra questão foi o número de militares nas ruas da cidade realizando trabalho preventivo por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de trabalho policial militar (Dejem). “A diária instituída pelo governo do Estado é para pagamento aos policiais militares que trabalharem nas horas de folga. Isso aumenta o número de militares nas ruas e trabalhando com o intuito de diminuir a criminalidade”, ressaltou Gregolim. 

 

PROERD – O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) também foi discutido durante a audiência pública. Segundo Gregolim, as lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. “O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia”, observou o capitão.

Em 2014, 150 alunos foram formados no Proerd, este ano 100 estudantes receberão o diploma de participação nas aulas no mês de junho. 

Na audiência pública estiveram presentes diversas autoridades da cidade e a população em geral.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x