18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Itirapina: Merenda diferenciada será servida para estudantes com doenças crônicas

Itirapina: Merenda diferenciada será servida para estudantes com doenças crônicas

19/03/2016 11h52 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Itirapina: Merenda diferenciada será servida para estudantes com doenças crônicas

A Câmara Municipal de Itirapina aprovou na última sessão ordinária um projeto de lei, de autoria das vereadoras Cristina Gomes (PMDB), a Loira, e Geni Porcel (PSDB), para que os estudantes com doenças crônicas da Rede Municipal de Ensino passem a ter uma merenda diferenciada.

De acordo com o documento aprovado, o Poder Executivo fica obrigado a fornecer merenda diferenciada para estudantes matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino, clinicamente considerados diabéticos, hiperglicêmicos e celíacos, pessoas com intolerância permanente ao glúten. “A condição de diabético, hiperglicêmico e celíaco, deverá ser informada pelos pais ou responsável do aluno, acompanhada do laudo médico, quando da matrícula na instituição de ensino ou a partir do momento do conhecimento da doença”, observaram as vereadoras. 

A merenda especial deverá ser supervisionada e orientada por médicos e nutricionistas do município de Itirapina e o aluno que atingir 20% de faltas injustificadas durante o ano letivo perderá o direito ao benefício.  “A responsabilidade técnica pela alimentação escolar cabe ao nutricionista responsável, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar”, destacaram as vereadoras. 

As vereadoras lembram que para algumas crianças a merenda escolar é a principal refeição do dia. “A merenda escolar servida é uma das principais refeições do dia e é dever do Poder Público disponibilizar uma alimentação saudável, de acordo com as condições e no zelo da saúde dos estudantes”, ressaltaram. 

No mundo, a obesidade e o diabetes estão em crescimento, principalmente com a padronização de hábitos que estimulam o consumo de frituras, gorduras saturadas, bebidas e alimentos industrializados, entre outros. “Nos dias atuais, a taxa de obesidade vem atingindo índices alarmantes na sociedade e, por consequência, os municípios tem elevados gastos com a internação de pacientes com doenças ligadas à ela, como diabetes, hipertensão e outros. Uma alimentação adequada evita que a doença se agrave, o que poupa nossas crianças de se tornarem adultos com quadro grave da doença e faz com que o município gaste menos recursos em tratamento hospitalar”, explicaram no projeto. 

Para finalizar, o projeto de lei aponta que para os celíacos, a alimentação tem que ser totalmente isenta do glúten, pois sua presença no organismo causará uma resposta imune que destruirá as paredes do intestino delgado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x