23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Itirapina: Reunião define inauguração de anfiteatro

Itirapina: Reunião define inauguração de anfiteatro

07/03/2016 11h21 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Itirapina: Reunião define inauguração de anfiteatro

Uma reunião em São Paulo definiu o pré-agendamento da inauguração do novo anfiteatro de Itirapina. Recentemente, o prefeito José Maria Cândido (PMDB) se encontrou com o presidente da Rumo Logistica/ALL, do Grupo Cosan, Dr. Júlio Fontana, quando decidiram a data para a apresentação do local. 

Segundo Zé Maria, a inauguração acontecerá no dia 26 de março de 2016, um dia após a cidade de Itirapina completar 81 anos. “Ficou pré-agendada a data de 26 de março de 2016 para a inauguração do prédio do anfiteatro da cidade de Itirapina, cujas obras estão sendo executadas por essa valiosa empresa, com recursos advindos do acordo de isenção de impostos, quando da vinda da Rumo para Itirapina”, explicou o prefeito.

Estimada em R$ 1,5 milhão, a obra do anfiteatro visa criar um espaço cultural e de eventos, pois contará com um auditório para 120 lugares, equipado com ar condicionado, palco, sanitários e dois ambientes para exposição de artesanato, quadros, trabalhos artísticos, entre outros, para seminários, audiências públicas, reuniões, teatros, apresentações culturais, cinemas, entre outros projetos.

Nesse novo espaço também há um local reservado para as atuações do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

O anfiteatro terá características modernas de arquitetura que irão valorizar ainda mais a região central da cidade e está sendo construído entre a Casa Guariento, que fica localizada na Rua 5, número 195, no Centro de Itirapina, e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

CRÍTICAS – Apesar das obras estarem dentro do cronograma e em fase final, o prefeito lamenta que na cidade existam pessoas que são contra o projeto e tentar barrar a obra. “As pessoas que estão fazendo de tudo para que a atual gestão não faça casas populares para o povo que paga aluguel, também estão tentando barrar na Promotoria de Justiça a construção desse anfiteatro. É uma pena que pessoas agem dessa forma, buscando todas as maneiras de prejudicar quem trabalha. Enquanto perdem tempo trabalhando contra, as obras do anfiteatro continuam para o bem geral de Itirapina”, observou Zé Maria.

 

ACORDO – A construção do anfiteatro foi um acordo realizado em março de 2012, no qual o então prefeito de Itirapina, Omar de Oliveira Leite (PT) e o representante da Cosan Operadora Portuária, Daniel Silva Rossi, assinaram um termo de compromisso, pelo prazo de cinco anos, que concede incentivo fiscal de isenção de pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas que queiram se instalar no município. “O convênio foi firmado na gestão anterior, que não conduziu as negociações sobre o projeto e tudo ficou paralisado até 2013, quando a atual gestão buscou os entendimentos para o início das obras que somente foram iniciadas em abril de 2015”, lembrou Zé Maria.

Como condição, para a manutenção dos benefícios, a Rumo Logística se comprometeu a construir um anfiteatro e assim atender as atividades socioculturais desenvolvidas na cidade, além do repasse para projetos sociais e culturais para os anos de 2013 e 2014, pagos mensalmente à Prefeitura, que totalizaram R$ 300 mil.

Na época foram feitas algumas exigências para o Grupo Cosan, sendo solicitado que a empresa priorize a contratação de profissionais que sejam residentes em Itirapina. Também foi pedido que o licenciamento de toda a frota de veículos da empresa seja feito na cidade, com exceção dos veículos terceirizados, além de pedir o empenho da firma para a adoção de medidas importantes que minimizem a poluição ambiental na região.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x