26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Já começou a busca de roupa branca

Já começou a busca de roupa branca

27/12/2011 09h08 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Já começou a busca de roupa branca

Por tradição ou simplesmente superstição, já começou a intensificar as vendas de roupas brancas para este fim de ano. Usadas para reveillon, as roupas brancas simbolizam a paz e todas as esperanças de quem as veste para a virada de ano.

Segundo Eduardo Pastro, proprietário de uma loja de roupas no centro de São Carlos, o começo da procura se deu já no período que antecedeu o Natal. “As pessoas já começam a se preparar para o Natal, visando o ano novo, e nós do comércio, temos de estar preparados para isso”, revela Pastro que aponta também as diferenças das festividades em casa e na loja. “Em casa mesmo quando acaba o Natal a gente deixa os enfeites, no comércio, assim que acaba o Natal já trocamos vitrines, manequins, é muito mais dinâmico”, comenta.

Ele diz ainda que a procura é por todos os tipos de roupas, desde aquelas mais simples como camisas lisas, até calças mais trabalhadas. Com um preço que pode variar de R$ 19 A R$ 85, o comerciante não vê um problema quando o assunto é sobre os produtos mais caros. “A gente costuma vender todo o tipo de roupa: camisas, blusas, shorts, bermudas, calças, jeans. As pessoas não costumam se preocupar muito com o valor a ser pago, e sim com a tradição e sua crença”, relata o comerciante.

Quando o assunto é roupas de baixo, Pastro diz que, normalmente, as pessoas preferem acreditar na superstição. “O costume mesmo é usar amarelo em cuecas e lingeries. É uma mistura, o branco que simboliza paz e pureza, e o amarelo que simboliza riqueza”, brinca.

O QUE PENSAM AS PESSOAS? – Sinônimo de paz e harmonia, a doméstica Maria de Lurdes Tavares não dispensa passar a virada de branco. “Antes era superstição, e agora virou tradição. Grande maioria nem sabe por que passa o reveillon de branco, mas veste mesmo assim”.

Para Wellington Mendes da Silva, o ano novo traz sempre a esperança de dias melhores, é uma data mística e merece uma comemoração diferenciada. “Roupa branca é uma maneira de dar boas vindas ao ano que se aproxima, uma simbologia indispensável. Tem gente que pula ondas no mar, tem quem coma lentilhas, quem solte fogos, eu uso roupa branca”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x