23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Jardim Cruzado tem o maior índice de casos de dengue

Jardim Cruzado tem o maior índice de casos de dengue

29/03/2012 12h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Jardim Cruzado tem o maior índice de casos de dengue

O município de Ibaté já registrou dez casos de dengue durante este ano. Destes, três já foram confirmados, quatro deram negativo e três aguardam o resultado. Todos os casos confirmados são do Jardim Cruzado, como informa Ana Carolina Mendes Giangrossi, enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Ibaté.

Segundo a enfermeira, os casos confirmados foram em uma criança e dois adultos que residem em locais próximos. “O período de transmissão acontece todo o ano, inclusive, no ano passado tivemos muitos casos no mês de junho. Mas, as pesquisas mostram que janeiro, fevereiro, março e abril são os meses de mais incidência por causa do calor e das chuvas”, explica.

Só no ano passado, Ibaté teve 64 casos da doença confirmados. Destes, estima-se que 80% foram registrados no Jardim Cruzado. “É um bairro que já tivemos problemas no ano passado com a maior incidência de casos e por isso estamos realizando uma mega operação em todo o bairro”, explica Ana Carolina. “Esta semana estamos realizando a semana de mobilização contra a dengue com atividades mais focadas neste bairro com materiais informativos e visitas em residências e empresas”, acrescenta.

AÇÃO – Os agentes do controle de endemias e os agentes comunitárias de saúde de Ibaté já estão mobilizados e realizando um bloqueio em todo o bairro. Além disso, uma outra agravante, é que na região existem muitos locais conhecidos como “pontos estratégicos”. “São locais caracterizados pela grande propensão ao mosquito da dengue, como borracharias, fábricas, depósitos de recicláveis, locais que possuem muitos recipientes que com a chuva podem acumular a água”, conta a enfermeira.

Um agente específico é responsável por visitar estes locais quinzenalmente, instruindo os proprietários. Os agentes também instruem a população a trabalhar com produtos alternativos, com métodos que facilitam as ações dos moradores e que não dificulte.

ESCOLAS – A mobilização também inclui visitas às escolas do bairro para que sejam verificadas as condições do local. “Percebemos em algumas escolas locais que possuem copos descartáveis em locais específicos e até mesmo algumas que ficam próximas de terrenos que possuem muito entulho”, explica Ana.

“A gente pede a contribuição da população. Temos percebido muitos terrenos com entulhos, lixo, locais propícios para o criadouro da dengue. A gente visita, orienta, ensina algumas ações para a prevenção e retorna para acompanhar. É necessário que todos trabalhem juntos nesta luta contra o mosquito da dengue”, finaliza a enfermeira.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x