16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Jd. Monte Carlo fica sem árvore de Natal

Jd. Monte Carlo fica sem árvore de Natal

20/12/2011 20h08 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Jd. Monte Carlo fica sem árvore de Natal

No último domingo (15), uma árvore de Natal, instalada na rua Giovane Vassolo, no Jardim Monte Carlo, pela Prefeitura Municipal de São Carlos, desabou no fim da tarde. Na ocasião, chegou-se a suspeitar de ação de vândalos. Porém, esta hipótese não foi confirmada.

Segundo moradores, na hora do incidente, ventava muito na região, versão confirmada, posteriormente, pela Defesa Civil que registrou por volta das 16 e 17 horas do mesmo dia, ventos de aproximadamente 45 km/h. Na segunda-feira, técnicos da Defesa Civil estiveram no local e não puderam afirmar as causas do incidente.

“Estávamos gostando de ter a árvore tão pertinho de casa. Ficava tudo iluminado e agora ficou esse lugar vazio. Tomará que coloquem outra”, comenta Lucas Santos, 9 anos, que reside próximo ao local.A árvore, de 21 metros de altura (medindo da base até a ponta da estrela), faz parte da decoração natalina instalada em vários pontos da cidade pela prefeitura que já trabalha para instalar uma nova árvore no local.

Segundo Paulo Shiroma, diretor de serviços urbanos da prefeitura, a estrutura da árvore era composta de um mastro central com uma base de raio de 5 metros, sendo confeccionada com perfis metálicos de Metalon (material feito a partir de ferro galvanizado). Ao todo, foram utilizados 1.500 metros de mangueira luminosa, presas em cabos de aço fixados da base ao topo. “Para a sustentação foram utilizados 20 cabos de aço presos em quatro pontos da árvore (estrela, topo, meio e base) ancoradas em quatro pontos no solo disposto de forma equidistante”, explica Shiroma.

Ao todo foram instaladas 8 árvores na cidade, uma na rotatória do Cristo; na avenida das Torres; na rotatória Miguel Petroni com Bruno Rugiero; na Praça Itália; no Cristo da Villa Nery; na rotatória do Fagá; na Praça Coronel Salles; e no Jardim Monte Carlo.

O principal objetivo da ação foi, a exemplo de outras cidades, deixar os espaços públicos mais iluminados e bonitos nesta época do ano. “Atraindo as pessoas para passear e conhecer um pouco mais sua cidade, incentivando também que as pessoas encantadas pelas luzes coloridas decorem suas casas e venham deixar a cidade ainda mais iluminada”, comenta Shiroma.

Além das árvores, a população pode conferir a decoração da Praça XV; da rotatória do Hospital Escola; do Mercado Municipal; do Paço Municipal; do Parque da Chaminé; da figueira defronte a Escola Jesuino de Arruda; e enfeites da avenida São Carlos. Para Amanda Jacinto da Silva, a decoração deu mais vontade de passear. “Com o comércio aberto até mais tarde e as luzes, a cidade ganhou vida durante a noite”, comenta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x